inspiracao   / Jardinagem

6 razões que podem estar causando a morte de suas plantas

Saiba porquê algumas plantas morrem repentinamente sem um motivo aparente

Bons Fluidos Publicado terça 9 fevereiro, 2021

Saiba porquê algumas plantas morrem repentinamente sem um motivo aparente
Saiba porquê suas plantas estão morrendo - Pixabay

Você ama plantinhas, mas acha que não leva jeito para cuidá-las porque elas costumam morrer em poucos dias depois que você as adota? Listamos alguns motivos que podem estar causando esta morte repentina. 

Às vezes, uma planta de aparência saudável pode declinar e morrer em questão de poucos dias, mesmo quando não há sinais aparentes de problemas. Saiba identificar esses problemas e salve suas plantas antes que seja tarde:

+ VEJA TAMBÉM: Purifique seu espaço a partir dessas 5 plantas capazes de melhorar a qualidade do ar em ambientes pequenos

Elas estão posicionadas no local errado

A luz é como um alimento para a maioria das espécies de plantas, se você as coloca em um local com muita sombra pode estar matando sua plantinha aos poucos. As plantas que não recebem luz solar suficiente tendem a parar de crescer ou crescer lentamente. 

Rega inadequada

Esquecer de regar a planta por alguns dias pode deixá-las secas, no entanto, rega-las em excesso também causam a morte delas. Mesmo se a planta parecer saudável, suas raízes podem estar apodrecendo devido ao solo úmido e mal drenado. 

Poeira acumulada nas folhas

As plantas necessitam da luz solar para sua sobrevivência e quando a poeira se acumula nas folhas das plantas, isso as impede de realizar a fotossíntese da melhor maneira possível. Limpar a superfície das folhas com um pano macio e úmido é a melhor maneira de deixar suas plantas bonitas e dar-lhes a melhor chance de tomarem todo o sol que puderem.

+ VEJA TAMBÉM: Mais fácil, impossível! Veja como fazer em casa adubo orgânico que pode ser usado em todo tipo de planta

Falta de adubo

As plantas também precisam de nutrição para desenvolverem folhas saudáveis. Utilize adubos e fertilizantes de boa qualidade para que elas crescerem rapidamente - é possível fazer adubos de forma caseira. Clique aqui para ler uma receita de adubo para plantas. 

Ar inapropriado

Enquanto as plantas ajudam a limpar o ar, elas precisam de ar limpo para sobreviver e o ar contaminado com poluentes costuma ser a razão para o crescimento atrofiado e raízes afetadas. Fumar cigarros ou morar próximo de locais muito poluídos pode afetar a qualidade do ar e consequentemente o desenvolvimento de suas plantas. 

Produtos de limpeza e outros químicos

Sprays inseticidas e produtos químicos utilizados na limpeza da casa podem entrar em contato com as suas plantinhas e danifica-la. Certifique-se de retira-las do ambiente antes de realizar a faxina com produtos químicos. 
 

Último acesso: 04 Dec 2021 - 02:15:38 (1044339).