Afinal, pipoca é ou não é saudável? Confira quais são os benefícios deste alimento para a saúde
Veja como a pipoca pode ser um alimento benéfico para seu organismo; aprenda a prepará-la

Veja como a pipoca pode ser um alimento benéfico para seu organismo; aprenda a prepará-la
Nada melhor do que estourar uma pipoquinha para assistir a um bom filme ou maratonar uma boa série, não é mesmo? Mas além de prática e saborosa, será mesmo a pipoca uma alternativa saudável de lanche?
A resposta é sim! A ciência prova que a pipoca é um alimento saudável, pois contém antioxidantes, poderosas moléculas que combatem radicais livres, ou seja, moléculas instáveis que atacam as células humanas e provocam desastres que vão de envelhecimento precoce ao câncer.
Além disso, o milho de pipoca é fonte de vitaminas do complexo B, manganês, magnésio e fibras, presentes principalmente na casca. As fibras são responsáveis por auxiliar no funcionamento do intestino, além de fazer com que o corpo absorva os carboidratos de forma mais lenta. Isso evita os picos de insulina e ajuda no controle de diabetes, principalmente diabetes tipo 2.
Vale lembrar que a pipoca é o único produto 100% formado pelo grão. Quando nada é adicionado, a xícara de pipoca contém apenas 30 calorias. Por isso, dispense as de micro-ondas já industrializadas, e quaisquer aditivos que possam prejudicar o corpo humano, como manteiga e bacon, por exemplo. O mesmo para os ingredientes da pipoca doce, como o açúcar, chocolate, corantes, etc.
Especialistas dizem que o ideal é preparar a pipoca na panela, com óleo e temperando com sal. Mas seja cauteloso. Você sabia que o brasileiro consome o dobro da quantidade de sal indicada pela Organização Mundial da Saúde? Clique aqui para conferir a matéria na íntegra.
Já existem no mercado algumas máquinas de pipoca que estouram o milho sem que haja a necessidade de utilizar o óleo. O preço desses utensílios de cozinha gira em torno dos R$ 90. Para quem curte uma pipoquinha, o produto tem um ótimo custo benefício. Quem já testou, sabe: a pipoca fica quentinha, sequinha, não queima e não sobra um milho!
Mas é claro que nós não iriamos deixar vocês sem uma alternativa simples, caseira, e igualmente saudável. Para isso, você irá precisar de:
Modo de preparo
Veja como é simples! Em um bowl ou simplesmente pote de vidro, coloque a água, o sal e o milho de pipoca. Tape o recipiente com o plástico filme e leve ao micro-ondas até todo o milho estourar. Comece com 2 minutos e 30 segundos, um pouco menos do tempo sugerido pela máquina para estourar as industrializadas ‘pipocas de micro-ondas’. Fique de olho no tempo e já ajustando essa minutagem gradualmente, de acordo com a potência do seu eletrodoméstico.