Publicidade

Chef turco distribui 5 mil marmitas por dia às vítimas de terremoto na Turquia

Salt Bae, que causou polêmica durante a última Copa do Mundo, se solidarizou com os afetados pelo terremoto que já matou mais de 41 mil pessoas

Chef turco distribui 5 mil marmitas por dia às vítimas de terremoto na Turquia
Chef turco distribui 5 mil marmitas por dia às vítimas de terremoto na Turquia – Reprodução/Instagram/@nusr_et – Foto: Chris McGrath/Getty Images

Conhecido popularmente como Salt Bae, o chef de cozinha turco, dono de uma rede de steakhouses que possui mais de dez filiais na Turquia e outros países, é mundialmente famoso pela forma inusitada como prepara suas carnes e tempera as peças: jogando o sal, passando pelo antebraço e cotovelo. Recentemente, o cozinheiro que virou meme em 2017 dedicou sua atenção aos estragos decorrentes do terremoto que atingiu seu país-natal e Síria em 6 de fevereiro.

Publicidade

Chef Salt Bae distribui marmitas para vítimas de terremoto

O chef, que costuma servir carne com ouro em seus restaurantes, deixou o luxo de lado para atender em grande escala as vítimas do desastre natural. Até o momento, sabe-se que mais de 41 mil pessoas faleceram em decorrência do terremoto que atingiu 7,8 graus na escala Richter, 115 mil sofreram ferimentos não fatais e pelo menos 2,4 mi pessoas ficaram desabrigadas.

Nusret Gökçe, nome verdadeiro de Salt Bae, disponibilizou uma espécie de food truck para realizar o serviço. Com sua equipe, o chef se dirige a pontos que reúnem pessoas afetadas pelo terremoto, cozinha em larga escala e serve suas marmitas gratuitamente. A intenção do cozinheiro é ajudar pelo menos 5 mil pessoas por dia.

Em seu perfil oficial no Instagram, Salt Bae, que conta com mais de 50,9 milhões de seguidores, compartilhou alguns registros feitos durante os momentos de solidariedade. “Começamos a servir comida quente para mais pessoas, visando 5.000 pessoas todos os dias. […] Será o serviço mais importante e significativo do mundo para nós”, disse.

Polêmica na Copa do Mundo

Diversas celebridades que estavam, inclusive, ao lado do chef durante a Copa do Mundo da FIFA Catar 2022, experimentando as iguarias em seu restaurante, também demonstraram sua solidariedade para com os afetados pelo terremoto através de vídeos publicados no Instagram de Salt Bae.

Publicidade

O chef foi altamente criticado por encostar na taça após final entre Argentina e França – gesto, até então, considerado proibido. Na época, a FIFA abriu uma investigação contra o cozinheiro por estar no gramado do Lusail Stadium após termino da partida que coroou o time latino-americano como vencedor do campeonato.

Confira a publicação:

 

Publicidade
Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Nusr_et#Saltbae (@nusr_et)

Publicidade