Publicidade

Emocionante! Criança que passou por transplante de medula é homenageada em voo de volta para casa

Ana Lis, de 8 anos, precisou de transplante de medula devido ao diagnóstico de leucemia; a menina foi aplaudida pela tripulação e passageiros em voo de volta para casa

Emocionante! Criança que passou por transplante de medula é homenageada em voo de volta para casa
Emocionante! Criança que passou por transplante de medula é homenageada em voo de volta para casa – Arquivo Pessoal/Reprodução do G1

Final feliz – com muita emoção e força! A cearense Ana Lis Tavares Alves, de 8 anos, precisou passar por um transplante de medula óssea em um hospital, em São Paulo, por conta de uma leucemia linfoide aguda. No retorno para o Ceará, a pequena foi homenageada com uma salva de palmas da tripulação e passageiros durante o voo! As informações foram divulgadas pelo G1.

Publicidade

O diagnóstico da doença de Ana Lis veio em julho de 2021. A mãe da pequena, Brenda Tavares, é médica especializada em pediatria e percebeu algum problema na filha: “Quando ela teve a febre sem sintomas aparentes apareceu uma infecção no rosto, marca que a gente chama de celulite de face, uma coisa muito grave, quando o paciente não tem defesa de nada. Foi onde eu suspeitei da leucemia e quis fazer o mielo”, contou, em entrevista ao G1.

Paciente que recebeu transplante de medula é homenageada em voo

A mãe disse que Ana Lis passou por quimioterapia, mas a doença não entrou em remissão. Então, a saída seria o transplante de medula óssea e elas foram encaminhados para São Paulo. Com a demora em achar um doador, a equipe médica do hospital decidiu procurar na família.

“Como não tínhamos muito tempo para esperar a médica decidiu fazer o que se chama de transplante autólogo, com alguém da família. Aí começou a busca, eu, meu esposo, para ver quem era compatível. Fui compatível com ela, só que eu tenho 40 anos e ela tem uma irmã de 18 anos, do primeiro casamento do pai, e a gente pediu para testar”. No exame, a compatibilidade foi constatada e o transplante aconteceu no dia 8 de março.

“Os cuidados são imensos, pois ela não tem nenhuma vacina. É igual a recém-nascida, quando teve o transplante de medula é como se resetasse, reiniciou a medula dela. Então todas as vacinas que ela teve foram perdidas, porque agora ela tem a medula da irmã e vai ter que tomar todas as vacinas de novo, mas só em setembro”, explicou Brenda.

Publicidade

Durante o voo de volta ao Ceará, a mãe da pequena mandou um bilhete para os passageiros, incentivando a doação de medula óssea. Ela ainda pediu um cuidado especial com Ana. Foi daí que veio a ideia de homenagear a pequena.

“Em nome do comandante Fabrício e de toda a tripulação, eu queria a atenção de todos, por gentileza, mas se eu chorar, vocês me desculpem. […] Ela fez transplante de medula e hoje ela está curada. Parabéns, Ana, muita saúde e que você tenha uma vida maravilhosa”. Ana Liz ficou muito emocionada com a homenagem e ainda foi aplaudida por todo o voo.

Para finalizar, Brenda mandou um recado de fé para todos os pais que passam pela mesma situação que ela passou: “Nunca percam a fé. A caminhada não é nada fácil, mas vocês encontrarão principalmente em pessoas estranhas um apoio que nunca imaginaram. E tenham esperança, esperança é uma espera no Senhor! Deus sabe de todas as coisas”.

Publicidade