inspiracao   / Assistencialismo

Escócia se torna o primeiro país a tornar gratuito o acesso a absorventes e tampões

O país deu um passo importante no combate a "pobreza menstrual", termo que descreve aquelas que não têm condições de pagar por produtos periódicos femininos

Bons Fluidos Publicado sexta 27 novembro, 2020

O país deu um passo importante no combate a
Escolas e faculdades irão disponibilizar produtos como tampões e absorvente gratuitamente - Pexels

A Escócia se tornou o primeiro país a fornecer acesso gratuito e universal a produtos menstruais depois que legisladores aprovaram um projeto de lei histórico no Parlamento na última terça-feira, 24.

Visando acabar com a "pobreza menstrual" -- termo que descreve aquelas que não têm condições de pagar por produtos periódicos femininos -- o Parlamento escocês votou por unanimidade para aprovar o projeto de lei que garante gratuidade em itens como absorventes e tampões para mulheres que precisam e não têm recursos para pagar mensalmente por estes produtos. 

+ VEJA TAMBÉM: Colômbia se torna o primeiro país da América Latina a proibir testes cosméticos em animais

O projeto já vinha sido discutido há anos no país europeu e foi proposto em 2016 pela parlamentar Monica Lennon, do Partido Trabalhista. Ela defende a necessidade de implementar assistências à essas mulheres que precisam pagar por mês cerca de R$ 56 em absorventes internos e externos no Reino Unido.

"Fará uma enorme diferença na vida de mulheres e meninas", disse Monica à CNN. Ela ainda completou dizendo que este é "um sinal para o mundo de que o acesso universal gratuito aos produtos menstruais pode ser alcançado". 

+ VEJA TAMBÉM: Saúde feminina! Conheça 5 verdades sobre o ciclo menstrual que toda mulher deve saber

De acordo com a nova lei, faculdades e universidades têm o dever de doar estes produtos à mulheres e o governo escocês estima que o programa custará cerca de £ 8,7 milhões (US $ 11,6 milhões) por ano até 2022, dependendo da quantidade de mulheres que usarão os produtos. 
 

Último acesso: 05 Dec 2021 - 14:25:10 (1043882).