Publicidade

Estudantes representam o Brasil na Olimpíada de Linguística, na Irlanda

8 estudantes vão representar o país na Olimpíada, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de julho: “Alegria muito grande”

Estudantes representam o Brasil na Olimpíada de Linguística, na Irlanda
Estudantes representam o Brasil na Olimpíada de Linguística, na Irlanda – Augusto Zanardi Creppe/Arquivo pessoal/Reprodução do G1

Do Brasil para o mundo! A Olimpíada Internacional de Linguística, que vai ser realizada na Ilha de Man, território da Coroa Britânica, entre os dias 25 e 29 de julho, contará com 8 representantes brasileiros em 2022. Os estudantes foram selecionados em maio, durante a Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL). As informações são do G1.

Publicidade

Em entrevista ao portal de notícias, um dos alunos, Augusto Zanardi Creppe, de 17 anos, falou sobre a alegria de representar o Brasil na competição. De acordo com ele, sempre gostou de gramáticas e linguagens. Augusto é estudante de direito na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), e é natural de Bauru (SP).

Estudantes brasileiros participam da Olimpíada de Linguística

“O mais legal da linguística é que ela não se limita às humanidades. É uma ciência que engloba um pouco de tudo, desde matemática até lógica. Estou muito animado por poder representar nossa cidade e também nosso país em um evento como esse. É uma alegria muito grande levar o nome de Bauru e da região nessa conquista”, disse, emocionado.

Para chegarem a essa etapa internacional, os estudantes participaram de outras 3: a primeira, por exemplo, foi composta por 3 provas com 28 problemas de múltipla-escolha acerca de diferentes temas sobre língua, linguagem, cognição e cultura. Mais de 10 mil alunos de todo o Brasil participaram.

“O que mais me atrai é o encanto por aprender novas formas de se resolver uma mesma coisa. A linguística te permite conhecer mais do nosso próprio mundo e te faz perceber como é possível pensar de diversas maneiras sobre um mesmo assunto. É esse fascínio pelo desconhecido e pelo novo que mais me anima na linguística”, ressaltou Augusto, sobre o campeonato.

Publicidade

Para finalizar, o estudante disse que está muito ansioso para a última etapa. Ele completou dizendo que toda a equipe está se esforçando muito e aprendendo coisas novas.