Gari há 27 anos, carioca escreve livro sobre dia a dia no trabalho e é convidado para palestrar em Harvard
Gari no bairro de Ramos, Rio de Janeiro, Valdeci Boareto teve livro reconhecido em Harvard, nos Estados Unidos, para onde viajará em breve
Gari no bairro de Ramos, Rio de Janeiro, Valdeci Boareto teve livro reconhecido em Harvard, nos Estados Unidos, para onde viajará em breve
Os alunos e professores de um colégio público no bairro de Ramos, Zona Norte do Rio de Janeiro, prestaram uma linda homenagem a Valdeci Boareto, gari há 27 anos, que atua na limpeza da escola. Além de consagrarem o homem por seu trabalho como gari, ovacionaram Boareto por sua nova conquista: o reconhecimento de seu livro na Universidade de Havard, uma das mais renomadas do mundo, nos Estados Unidos.
A ideia de produzir uma obra surgiu, na verdade, na pandemia, há quatro anos. Valdeci Boareto vendeu a casa onde morava e se mudou para um terreno “no meio do mato”, como ele mesmo descreveu. A saída para enfrentar um momento depressivo foi colocar no papel as histórias que acumulou no dia a dia do trabalho como gari pelas últimas três décadas.
“Eu não podia sair de casa. Uma depressão, uma angústia. Me mudei para Seropédica e no meio do mato começaram a vir ideias. Escrever sobre a minha história no dia a dia na rua”, disse Valdeci Boareto em matéria produzida pela TV Globo.
Finalmente, o livro “Comportamento que te salva – A vida sob o olhar de um gari que só quer respeito” foi lançado na Bienal do Livro em 2023, quando o gari, e agora escritor, acompanhou os alunos da Escola Municipal Manuel da Nóbrega ao evento.
Logo, Valdeci e sua obra foram reconhecidos internacionalmente. O autor foi convidado para palestrar na Universidade de Harvard a estudantes brasileiros da instituição na 10ª edição da Brazil Conferecen Harvard & MIT. Ele será um dos embaixadores do programa de social “Servindo Brasil”.
O evento ocorrerá na cidade de Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos, no mês de abril.
“Valdeci demonstra que aqueles que trabalham pela nossa sociedade e fortalecem a nossa democracia estão, na maioria das vezes, na linha de frente fazendo trabalhos árduos. Por mais que muitas vezes não tenham o reconhecimento, chegou a hora”, declarou Eduardo Vasconcellos, copresidente do evento, também à emissora.
Em sua obra, além de compilar histórias de seu trabalho como gari, Valdeci Boareto também trata temas como saúde física, mental e espiritual, além do autocontrole.