inspiracao   / Invenção

Google Earth disponibiliza nova ferramenta que reproduz as mudanças da Terra ao longo dos anos; assista ao vídeo

O objetivo do novo recurso consiste em mostrar ao usuários do aplicativo a deterioração de diversas áreas do planeta desde 1984 até 2020

Bons Fluidos Publicado quinta 6 maio, 2021

O objetivo do novo recurso consiste em mostrar ao usuários do aplicativo a deterioração de diversas áreas do planeta desde 1984 até 2020
Google Earth disponibiliza nova ferramenta que reproduz as mudanças da Terra ao longo dos anos; assista ao vídeo - Reprodução / YouTube 'Google'

Com o intúito inicial de apresentar um modelito tridimensional do globo terrestre a partir de um mosaico de imagens de satélite, o Google Earth ganhou uma nova função, apelidada de Timelapse, que tem como objetivo mostrar aos usuários do site e aplicativo a transformação de diversos pontos do planeta Terra durante o período de 36 anos.

Basicamente, o timelapse, que pode ser traduzido para 'lapso de tempo', é um processo cinematográfico na qual a frequência de cada quadro por segundo de filme é muito menor do que aquela em que o vídeo será reproduzido, ou seja, quando a gravação é assistida em velocidade normal, a sensação é que estamos vendo um filme acelerado.

+ VEJA: 12 castelos no Brasil incríveis que você precisa visitar depois da pandemia

O Timelapse do Google Earth reune na plataforma 24 milhões de fotografias feitas por satélites entre os anos de 1984 e 2020, organizadas em parceria com a Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, a ESA, da Europa, entre outras universidades norte-americanas.

A partir da ação do homem sobre a natureza, nesta nova função poderemos assistir ao desmatamento gradual das florestas mundiais, como a Amazônia, ao derretimento das geleiras nos polos terrestres, à expansão das cidades, dos desertos, da mineração, da agropecuária, além da diminuição do volume de rios e lagos.

+ VEJA: Rua no Recife é eleita a terceira mais bonita do mundo e a única brasileira na lista

Para navegar pelo Timelapse do Google Earth, basta entrar no site g.co/Timelapse, ou acessar ao Google Earth, clicar no ícone de timão do barco e escolher o local que deseja acompanhar a mudança temporal. Algumas sugestões lhe serão dadas. Vale a pena conferir.

Assista ao vídeo:

 

Último acesso: 04 Dec 2021 - 02:30:46 (1044903).