Publicidade

Jovem de 17 anos se torna piloto mais novo a dar volta ao mundo sozinho

Mack Rutherford, piloto britânico de 17 anos, percorreu 54.000 km em um avião ultraleve no período de cinco meses e um dia

Jovem de 17 anos se torna piloto mais novo a dar volta ao mundo sozinho
Jovem de 17 anos se torna piloto mais novo a dar volta ao mundo sozinho – Foto: Reprodução/Twitter

Mack Rutherford é o nome do jovem belga-britânico de apenas 17 anos que bateu o recorde de piloto mais novo do mundo a dar uma volta completa pelo planeta Terra em um voo solo. O garoto pousou na tarde desta última quarta-feira, 24, na Bulgária, após viagem de 5 meses e um dia.

Publicidade

Piloto de 17 anos é o mais novo a dar volta ao mundo sozinho

O jovem, que faz parte de uma família de aviadores, decolou em março deste ano, pilotando um avião ultraleve sozinho, e pousou ontem às 16h locais, ou 10h no horário de Brasília, na pista do aeroporto de Radomir. Ao todo, Mack Rutherford percorreu 54.000 quilômetros e visitou mais de 30 países.

“Eu me sinto muito mais confiante agora, principalmente em situações de aviação. Sou muito mais capaz de olhar para um problema e apenas trabalhar para uma solução, ao invés de pensar o que poderia ter feito. Essa é definitivamente uma maneira que mudei para o positivo”, disse à mídia o piloto mais jovem a dar uma volta ao mundo.

Talento de família

Pouco antes da decolagem de Mack, sua irmã mais velha, Zara Rutherford, completou a mesma viagem e, aos 19 anos, se tornou a pilota mais jovem a voar sozinha ao redor do mundo, num trajeto que também durou cinco meses. Zara saiu de Kortrijk, na Bélgica, em 18 de agosto de 2021 e finalizou sua viagem em 20 de janeiro de 2022.

Sobre o irmão mais novo, Zara Rutherford comentou: “Eu estou super orgulhosa dele. Estou muito animada por ele ter vivido a mesma coisa que eu. Acho muito legal”. Ela e seus pais foram os responsáveis por receber Mack em seu recém-pouso.

Publicidade

Desafios pelo caminho

Numa viagem de cinco meses ao redor do mundo, é de se imaginar que Mack passou por lugares – e desafios – completamente diferentes. Como contou o jovem à mídia, por exemplo, ao final do mês de julho, precisou pousar emergencialmente em Attu, uma ilha desabitada do arquipélago das Aleutas, no Alasca, pelos ventos fortes.

A guerra na Ucrânia também alterou seus planos. Para não sobrevoar o país em questão ou a Rússia, o jovem desviou para o Paquistão, Coreia do Sul e Japão, então voou pelo Pacífico e chegou aos Estados Unidos. Mack caracterizou este trecho da viagem como o mais difícil.

Ao chegar a Bulgária, para além da família, Mack foi recebido por profissionais do Guinness World Records que lhe entregaram o certificado de piloto mais jovem do mundo a dar uma volta pelo globo sozinho, batendo o recorde de Travis Ludlow, também britânico, de 18 anos.

Publicidade

“Quero mostrar que os jovens podem fazê-lo, sigam seus sonhos!”, afirmou Mack sobre a viagem, que agora pretende voltar para a escola e recuperar o conteúdo perdido.