inspiracao   / Organização

Método Marie Kondo: 5 dicas de arrumação da maior guru da organização que mudarão sua vida

O método de Marie Kondo ensina muito mais do que organizar objetos; os ensinamentos da guru mostra que não precisamos estar constantemente arrumando a casa se aprendermos a mantê-la organizada

Bons Fluidos Publicado quinta 22 outubro, 2020

O método de Marie Kondo ensina muito mais do que organizar objetos; os ensinamentos da guru mostra que não precisamos estar constantemente arrumando a casa se aprendermos a mantê-la organizada
Conheça o método Kondo e você nunca mais precisará arrumar sua casa - Instagram/ @mariekondo

Se você é uma pessoa atenta as novidades do mundo da organização, certamente já ouviu falar ou até já leu o livro da maior guru da arrumação do momento, Marie Kondo

Não é novidade para ninguém que viver em um ambiente desorganizado é estressante e nada funcional, no entanto, graças ao seu best seller The Life-Changing Up Magic of Tidying Up ("A mágica da arrumação para mudar a vida", em português) muita gente está tomando conhecimento sobre a importância da arrumação da casa ou escritório para a fluidez da vida. 

+ VEJA TAMBÉM: Destralhe-se: 15 coisas que você deveria jogar no lixo ou doar para manter a casa organizada

A proposta da especialista em arrumação não se baseia apenas em arrumar as gavetas ou organizar os objetos de decoração, Kondo ensina seus alunos a adotarem um estilo de vida organizado para que eles nunca mais precisem arrumar a casa. Mantendo a organização dos ambientes em dia para que não estejam constantemente fazendo mutirões de organização. 

A Bons Fluidos separou 5 dicas incríveis ensinadas pela maior guru da arrumação do momento:

1. Certifique-se de que tudo tenha seu lugar

Embora nem todo mundo coloque a bolsa no mesmo lugar de sempre após chegar do trabalho, é importante ter lugares designados para todos os objetos da sua casa. Para não se perder, coloque etiquetas em cestos ou gavetas designando o lugar dos objetos. 

2. Use o espaço vertical

De acordo com Kondo, organizar as coisas na vertical vai economizar espaço e permitir que você encontre seus pertences com mais facilidade. Tente armazenar suas camisetas dobradas em torres - escolher uma roupa se torna muito mais fácil quando todas as opções estão claramente definidas.

3. Respeite a regra: 'Tirou, devolveu'

Se você pegou um objeto em um determinado lugar, não se esqueça de devolve-lo para o mesmo lugar onde o encontrou depois de utiliza-lo. Este é um dos princípios da arrumação para que você consiga manter a casa organizada por mais tempo. 

4. Se o objeto te traz alegria, ele é útil. Caso o contrário, descarte-o

Um dos ensinamentos de Marie Kondo é avaliar a necessidade de manter roupas e objetos somente se eles te trazem alegria. Por mais que pareça clichê, manter objetos inúteis atrapalha a fluidez da vida, descarte-os caso você não se sente feliz com eles.  

5. Tire todas as coisas da sua bolsa quando chegar em casa

Quem nunca acumulou papel de bala, nota fiscal, entre outras coisas na bolsa? Kondo orienta para que sempre tiremos tudo o que está dentro da bolsa após um longo dia. Desta maneira, você evita acumular coisas inúteis e até sujeira na bolsa. 

Último acesso: 03 Dec 2020 - 16:21:59 (1043664).