Novo Einstein! Harvard afirma que cientista de 27 anos é gênio desta geração
Conheça a cientista Sabrina Pasterski, considerada o Einstein desta geração por Harvard
Conheça a cientista Sabrina Pasterski, considerada o Einstein desta geração por Harvard
Quando pensamos em um gênio da física, logo lembramos de Albert Einstein. O físico alemão, que viveu entre os anos de 1879 e 1955, foi um dos maiores nomes da história da física e 100 anos atrás levantou teorias mirabolantes e de difícil compreensão, que tempos depois foram comprovadas através de estudos feitos com a tecnologia disponível de hoje.
140 anos depois do nascimento do maior gênio da humanidade, cientistas de Harvard afirmam ter descoberto o gênio da nossa geração e ela é uma mulher! O nome dela é Sabrina Pasterski, uma jovem de 27 anos nascida em Chicago, nos Estados Unidos, com descendência cubana-americana que se engajou na física e esteve entre os melhores da turma do curso de física da melhor faculdade da atualidade, o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
Por que “a nova Einstein”?
Aos 14 anos, Sabrina projetou um monomotor por conta própria e foi a pessoa mais jovem a pilotar um avião, aos 16 anos. Além de cursar física no MIT, a jovem fez doutorado na Universidade de Harvard e foi convidada por ninguém menos que a NASA para ser colaboradora, no entanto, ela preferiu dedicar seu tempo aos estudos. Seu desempenho acadêmico chamou a atenção até do governo, que a convidou para fazer parte da Casa Branca.
Durante seu período de estudos, ela desenvolveu de forma independente teorias da física de partículas que foram comentadas por Stephen Hawking. Mesmo depois de muito reconhecimento e alguns diplomas importantes, Sabrina não parou de estudar e atualmente faz pós-doutorado em Princeton.
Além das propostas de trabalho, a jovem foi destaque em inúmeras listas de jovens gênios e em 2015 foi nomeada para a lista Forbes de Ciências dos 30 abaixo de 30 e também foi reconhecida pela Fundação Albert Eistein como um dos maiores gênios da atualidade, chegando a ser comparada com o próprio gênio pela Universidade de Harvard.