Publicidade
Primeiro eclipse solar do ano ocorrerá na madrugada desta quinta-feira, 20
Primeiro eclipse solar do ano ocorrerá na madrugada desta quinta-feira, 20 – Foto: dsearls/Wikimedia Commons

Ocorrerá na madrugada desta quinta-feira, 20 de abril, no horário de Brasília, o primeiro eclipse solar do ano de 2023. Infelizmente, o fenômeno não será visto do Brasil, mas os espectadores – e fãs de astronomia – da Austrália, Timor Leste e Indonésia, poderão assistir ao fenômeno raro a olho nu.

Publicidade

Primeiro eclipse solar do ano será híbrido

Consideramos este evento astronômico raro, pois o eclipse solar desta quinta-feira, 20, caracteriza-se por ser um eclipse híbrido, ou seja, podendo ser um eclipse solar anular ou um eclipse solar total. Este evento ocorre somente a cada 10 anos.

O eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, gerando uma sombra sobre nosso planeta. Agora, expliquemos o que significa cada um dos eclipses citados acima.

Quando a Lua bloqueia parte da luz do Sol, chamamos o fenômeno de eclipse solar parcial ou eclipse solar anular. Neste caso, o que podemos ver no céu é algo comparado a um anel brilhante – o que seria o contorno do Sol – preenchido pela sombra da Lua.

Mas quando a luz do Sol é totalmente bloqueada pela Lua, então chamamos este evento de eclipse solar total. Assim, vemos apenas alguns raios de luz da estrela ao redor da sombra do Sol, Dependendo de onde o espectador estiver, poderá ver um ou outro – por isso, híbrido.

Publicidade