inspiracao   / Cozinha fitness

Receita de bolo cremoso de tapioca com coco é opção saudável para o seu lanche da tarde; veja

Confira o passo a passo dessa sobremesa clássica, deliciosa e saudável

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado terça 21 julho, 2020

Confira o passo a passo dessa sobremesa clássica, deliciosa e saudável
Receita de bolo cremoso de tapioca com coco é opção saudável para o seu lanche da tarde - Divulgação/Flor de Sal

A tapioca nada mais é do que uma goma extraída da mandioca. Cada vez mais utilizada na cozinha brasileira, este ingrediente clássico e prático ultrapassa os limites da famosa "panqueca", preparada com a massa e um recheio de sua preferência, podendo ser doce ou salgado (o que não deixa de ser uma delícia).

Por isso, hoje a Bons Fluidos irá passar para vocês uma receita deliciosa de bolo de tapioca com coco, ideal para seu café da manhã ou lanche da tarde. Desta vez, a tapioca que iremos usar não é a que levamos diretamente para a frigideira ou chapa, ou seja, iremos usar a tapioca granulada, mais durinha, que deve ficar de molho para amolecer.

+VEJA: Pão de tapioca fica pronto em minutos e é opção sem glúten para acompanhar um cafezinho

A receita publicada no site Minha Vida foi compartilhado, a princípio, pela blogueira Carol Buffara, que divulgou a receita desse delicioso bolo criado pela cozinheira Rafaela Ramallo.

Veja como fazer:

Ingredientes

  • 250g de tapioca granulada
  • 200 ml de leite de coco
  • 250 ml de leite vegetal (que pode ser de amêndoas, castanhas, etc.)
  • 4 ovos inteiros
  • 5 colheres de sopa de coco ralado seco
  • 2 colheres de sopa de manteiga ghee ou óleo de coco
  • 1 xícara rasa de adoçante culinário (como o xilitol)

Modo de preparo

Primeiramente, adicione em um recipiente a tapioca granulada, o leite de coco e o leite vegetal. Misture tudo e deixe os grãos da tapioca de molho por aproximadamente 30 minutos. Eles irão inchar e amolecer.

Em seguida, acrescente neste mesmo recipiente os ovos, o coco ralado, a manteiga ghee ou o óleo de coco (se não quiser deixar a receita tão saudável, pode usar manteiga normal, sem sal), e o adoçante. Misture bem até formar uma massa homogenea. Você pode usar um fuê para isso.

Despeje a massa em uma forma de pudim, com buraco no meio, untada com óleo de coco polvilhado com o adoçante em pó ou açúcar. Deve a massa para o forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 20 ou 25 minutos. Retire do forno, espere amornar para desenformar e sirva.

Último acesso: 22 Oct 2020 - 14:28:18 (1043113).