inspiracao   / Jardinagem

Suas plantas morrem rapidamente? 6 erros que você está cometendo na hora de cuidar

Veja os erros mais comuns que podem estar destruindo as plantinhas

Bons Fluidos Publicado terça 27 abril, 2021

Veja os erros mais comuns que podem estar destruindo as plantinhas
Veja os principais erros que você está cometendo na hora de cuidar de suas plantas - Pexels

Ter plantas em casa é muito maravilhoso! Além de deixar os ambientes mais bonitos, elas transmitem uma energia sobrenatural para o lar, escritório, seja onde for. No entanto, muitas pessoas têm dificuldade de cuidar de plantas e as deixam morrer com frequência -- basta uma semana para que elas murchem ou ressequem. 

+ VEJA TAMBÉM: Pets x plantas: 6 espécies NÃO TÓXICAS para animais de estimação para cultivar sem medo

Se você é este tipo de pessoa, que dificilmente consegue manter plantas saudáveis e vívidas por muito tempo, listamos os seis principais motivos que podem estar destruindo as suas plantas:

Você dá muita água para sua planta

Você sabia que é mais fácil recuperar uma planta seca, que recebeu pouca água do que uma planta que apodreceu por ter recebido regas com frequência e em grande quantidade? 

Você não leva em conta as épocas do ano antes de regar

Assim como nós sentimos menos sede no inverno, as plantas também necessitam de menos água no frio e mais água no calor do verão. É importante estar atento a temperatura e às estações do ano para regar suas plantas conforme a necessidade. 

Você não aduba a terra

Assim como nosso corpo precisa de nutrientes além da água, a planta necessita de minerais que geralmente não são obtidos apenas com a rega. Adubar as plantas com adubos apropriados e sem exageros irá fornecer a elas os nutrientes para crescerem bonitas e saudáveis. 

+ VEJA TAMBÉM: Elas não vão te dar trabalho! 5 plantas lindas e MUITO fáceis de cultivar em casa

Você deixa suas plantas ao alcance de animais de estimação

Cãe e gatos arteiros adoram comer ou brincar com as folhas. Eles acabam fazendo buracos e enfraquecendo a planta. Se seu pet não for muito prendado e costuma brincar com vasos de plantas, deixe-as em um local longe do alcance deles. 

Você deixa pó acumulado nas folhas

Plantas com folhas grandes costumam acumular pó e sujeira do ambiente. Dependendo da espécie, é fundamental molhar as folhas ou passar um pano úmido para retirar o excesso de resíduos da superfície. 

Você não poda suas plantas

Plantas necessitam de poda para que elas direcionem suas energias para os caules. Se você tiver galhos secos e folhas em excesso, sua planta demorará mais tempo para se desenvolver porque está direcionando energia demais para as partes que já estão secas e danificadas. 

 

Último acesso: 29 Nov 2021 - 07:52:00 (1044841).