inspiracao   / Astronomia

Telescópio grava momento em que estrela é engolida por buraco negro; assista

Vídeo mostra momento que estrela, com massa equivalente ao nosso sol, vira uma espécie de "espaguete" ao ser sugada por buraco supermassivo

Bons Fluidos Publicado quarta 14 outubro, 2020

Vídeo mostra momento que estrela, com massa equivalente ao nosso sol, vira uma espécie de
Vídeo mostra momento que estrela vira um "espaguete" ao ser engolida por buraco negro massivo - Reprodução/ ESO

Um fenômeno espetacular no espaço foi registrado por Telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) em Garching, na Alemanha, e publicada no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society nesta segunda-feira, 12.

Os registros feitos pelo aparelho mostram uma estrela sendo "espaguetificada" enquanto é sugada por um buraco negro. A gravidade densa dos buracos negros é tão intensa que esmaga qualquer objeto próximo dele.

+ VEJA TAMBÉM: Pela 1ª vez, estudiosos capturam junção de dois buracos negros com massa 142 vezes maior que a do Sol

O vídeo que circula nas redes sociais mostra um enorme clarão sendo liberado no momento em que a estrela é quase engolida por completo. Antes de sumir, o astro, com uma massa equivalente à do nosso Sol,  vira uma espécie de "espaguete" devido a força do buraco supermassivo. 

O termo "espaguetização" é usado de maneira metafórica por conta do formado dos objetos engolidos por estes buracos. A extrema atração gravitacional provoca a fragmentação do material do astro engolido. 

Segundo cientistas este fenômeno foi o mais próximo da terra registrado até hoje, cerca de 215 milhões de anos-luz do planeta Terra. Veja o momento:

 

Último acesso: 25 Oct 2020 - 22:34:26 (1043614).