Publicidade

Telescópio Hubble captura imagem de ‘nuvens celestiais’ na Nebulosa de Órion

Lançado em 1990, o Telescópio Hubble segue surpreendendo ao fotografar imagens como as ‘nuvens celestiais’ encontradas na Nebulosa de Órion

Telescópio Hubble captura imagem de 'nuvens celestiais' na Nebulosa de Órion
Telescópio Hubble captura imagem de ‘nuvens celestiais’ na Nebulosa de Órion

É difícil não se encantar com as imagens astronômicas que chegam via satélite, principalmente as mais atuais – e tecnológicas. Este é o caso da fotografia divulgada pelas agências espaciais americana, NASA, e europeia, ESA, nesta última sexta-feira, 12, das “nuvens celestiais”.

Publicidade

‘Nuvens celestiais’ na Nebulosa de Órion

Estas “nuvens celestiais”, são, na verdade, nuvens cósmicas encontradas na Nebulosa de Órion, ou Nebulosa de Orião, um berçário de estrelas. Na imagem, podemos ver as nuvens em questão em torno do Herbig-Haro HH 505, região luminosa que se formou ao redor de uma estrela recém-nascida a partir de ventos estelares.

“No caso de HH 505, esses fluxos se originam da estrela IX Ori, que fica nos arredores da Nebulosa de Órion, a cerca de 1 mil anos-luz da Terra”, explica comunicado das agências espaciais.

Apesar da magnitude das fotos feitas recentemente pelo telescópio James Webb, que registrou a 1,5 milhão de quilômetros da Terra uma posição do espaço chamada pelos astrônomos de segundo ponto da órbita Lagrange, a imagem das “nuvens celestiais” foi feita pelo Hubble, lançado em 1990. Muitos duvidavam da longa durabilidade do telescópio, que continua surpreendendo.

Publicidade