Publicidade

A cor púrpura

A equinácea, planta que tem a flor parecida com a margarida, é muito usada pela fitoterapia para fortalecer o sistema imunológico. Ajuda o organismo a prevenir e combater gripes e resfriados – ideal para essa época cheia de espirros

A cor púrpura – Shutterstock
Uma flor roxa, que lembra a margarida, costuma ganhar fama nessa época do ano no Brasil. Não porque desabroche no período, mas porque seu nome vem sendo cada vez mais associado ao tratamento de gripes, resfriados e espirros que nos perseguem. Trata-se da equinácea, também conhecida como púrpura, uma planta medicinal descoberta pelos índios norte-americanos e que é muito usada pela fitoterapia para ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Foi uma das primeiras plantas a ter seus efeitos documentados em estudos científicos – pesquisadores da Universidade de Farmácia de Connecticut, nos Estados Unidos, concluíram, por exemplo, que a espécie pode reduzir as chances de uma pessoa pegar um resfriado em cerca de 58%. “Os princípios ativos da planta melhoram as nossas defesas, prevenindo ataques de vírus e bactérias. E, se eles acontecerem, nossa capacidade de destruir os agentes invasores está potencializada”, explica o médico Alex Botsaris, presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia (Abfi t), do Rio de Janeiro.
“A equinácea não atua como antibiótico. Apenas trata a infecção ao aumentar a resposta dos anticorpos e a capacidade celular de englobar e destruir os agentes invasores”, completa. Botsaris lembra ainda que a equinácea também é muito usada para cuidar de infecções de pele de origem bacteriana, como a erisipela. Além disso, é recomendada para ajudar pacientes com câncer, que estão em tratamento com quimioterapia e radioterapia, a recuperar suas defesas naturais.

Publicidade