Publicidade

Abre e fecha o diário

As flores simples ou dobradas, sempre muito vistosas, da Portulaca grandiflora desabrocham todos os dias pela manhã, por volta das 11 horas

Abre e fecha o diário – Foto: skhoward / iStock

Local

Publicidade
Conhecida como onze-horas, a Portulaca grandiflora precisa de, no mínimo, quatro horas de sol pleno por dia. Mas tolera o frio e pode ser cultivada em todo o território brasileiro.
Plantio
Essa planta suculenta vai bem em espaços pequenos como vasos, jardineiras e canteiros. “Use terra estercada. O solo deve ter boa drenagem e ser permeável”, aconselha a paisagista Nô Figueiredo.
Rega
Nada de exagero. Na primavera e no verão (ou quando o clima estiver quente e seco), regue três vezes por semana. No outono e no inverno (quando está frio e úmido), regue duas vezes por semana.
Poda
Nativa do Brasil, a onze-horas atinge de 15 a 20 cm de altura. Faça a remoção das flores secas para dar maior força ao reflorescimento e, assim, a planta irá se manter num estado de saúde adequado.
Adubação
Para manter ou aumentar a fertilidade do solo, a adubação recomendada é a básica. “Use húmus de minhoca no começo da primavera e do verão”, sugere a especialista Nô Figueiredo.