Você sabia que alguns ingredientes que servem para temperar a comida podem ir além da culinária? A professora de nutrição da Anhembi Morumbi, Driele Cavalcanti, listou três temperos com potencial terapêutico que podem te ajudar com dores, estresse e na digestão. Conheça:
Manjericão
Primeiramente, quando pensamos em temperos culinários, não associamos que, além de agregar sabor às preparações, estes ingredientes podem ter um potencial terapêutico em nossa saúde, e um deles é o manjericão. “Também conhecido pelo seu nome científico, Ocimum basilicum L., ele possui efeito antioxidante, anti-inflamatório e digestivo. Por essa razão, pode ser utilizado como complemento ao tratamento de dores de cabeça, má digestão e flatulência“, explica.
Açafrão
O açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, é bem conhecido por sua coloração alaranjada e sabor forte. Porém, suas características positivas vão além disso. “O açafrão possui compostos fenólicos chamados curcuminóides, que são responsáveis por proteger o organismo de danos ocasionados pelo estresse oxidativo”, afirma.
Coentro
O coentro vai bem com peixes, frango e com prevenções de doenças. “Por possuir polifenóis responsáveis pela ação antioxidante, o tempero contribui para a prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama, pulmão e próstata. Além disso, ele auxilia no controle da glicemia e da pressão arterial, por contribuir para o relaxamento dos músculos lisos”, conta.
Louro
Por fim, o louro também pode apresentar diversos resultados positivos no cotidiano, especialmente através do chá. “Ele possui potencial ansiolítico, reduzindo os níveis de cortisol plasmático em indivíduos saudáveis. Pode ser uma alternativa interessante para acrescentar ao final do dia ou em um momento de relaxamento”, indica.