Publicidade
Você precisa aprender a não fazer NADA: "É produtivo descansar também"
Você precisa aprender a não fazer NADA: “É produtivo descansar também” – FREEPIK

Estamos produzindo o tempo todo, tanto mentalmente quanto fisicamente. Você já parou para pensar que ficar sem fazer nada também é produtivo e necessário? Já parou para pensar que precisamos de silêncio?

Publicidade

O silêncio mental, aquele que nos dá tranquilidade, nos dá atenção plena. E quando vivemos em atenção plena, valorizamos muito os momentos de SIMPLESMENTE SER. Simplesmente perceber a sua experiência do momento, sem julgamentos, sem tentar modificar nada.

Temos que aprender também a não fazer nada, a desfrutar da simplicidade do ser, a simplesmente ser!

POR QUE PRECISAMOS APRENDER A NÃO FAZER NADA TAMBÉM E PARAR DE PENSAR SÓ NA ALTA PRODUTIVIDADE?

Pode ser um desafio, porque muitas pessoas se culpam se não estão produzindo ou se sentindo úteis o tempo todo. Esquecem o quanto é produtivo descansar também. Nesses momentos que desenvolvemos o autoconhecimento e aprendemos também a curtir a nossa própria companhia.

Nunca deixamos nossos celulares ficarem sem bateria, mas não temos essa mesma preocupação com nós mesmos. Meditar (ou contemplar o momento presente, estar presente) é o momento de recarregar as energias para poder produzir nos outros momentos do dia com mais clareza, foco e presença.

Publicidade

Segundo uma pesquisa de Harvard de 2010, nossas mentes estão distraídas em pensamentos 47% do tempo. Em 2018, aumentou para mais de 60%. Não estamos vivendo, estamos existindo. Essa é a causa direta de sintomas relacionados ao estresse e ansiedade. Praticar atenção plena é exercitar a mente para viver plenamente o momento presente, com toda a sua beleza e contradição. Essa é a musculação do nosso cérebro que nos torna mais resilientes e nos dá maior clareza e tranquilidade, é o despertar do piloto automático em que levamos nossa vida em diversos aspectos.

Não é difícil meditar. Difícil é viver com ansiedade, não dormir direito, viver exaustx,… isso sim é difícil, mas você pode começar a mudar isso hoje.

“As soluções sempre aparecem quando saímos do pensamento e ficamos em silêncio, absolutamente presentes, ainda que seja só por um instante” – Eckhart Tolle

Publicidade

E finalizo com a frase: “MEDITAR NÃO CANSA. MEDITAR DESCANSA”.

**

Publicidade

POR LUÍZA BITTENCOURT