Publicidade

Empresário da famosa marca Pão do Bento, no Rio, quem diria, também é padre

Mais um motivo para fazer do alimento sagrado seu trabalho

Bento, o homem que criou o pão – EDUARDO ZAPPIA

Há 30 anos Bento Freitas de Oliveira aprendeu a juntar farinha, fermento, água e sal com Maria Célia, uma padeira da zona sul do Rio, considerada por ele a pioneira do pão integral na cidade. “Não herdei dela a receita, mas adquiri experiência, segurança e a certeza de que esse era um trabalho que me traria paz”, diz ele. Nosso Bento carioca, por sinal, também encontra paz na vida religiosa – desde 1987 é padre pela Igreja Ortodoxa.

Publicidade

Sua formação em desenho industrial e programação visual ajudou na concepção geral do processo de panificação. Começou a fazer o alimento comercialmente da forma mais natural possível. Fabricou ele mesmo seu primeiro moinho de pedra e montou a empresa Moinho Quintal, na Ilha do Governador, que hoje fabrica uma média de 12 mil pães por mês. “O meu interesse pela alimentação natural me levou a fazer versões100% integrais, sem açúcar e gordura.”

Muitas ganharam ingredientes especiais como gergelim, laranja com passas e castanhas e o de nozes e canela, baseado em uma receita que uma das fi lhas trouxe de Portugal. Sim, padre Bento é casado – a Igreja Ortodoxa só ordena homens casados – , tem cinco filhos e os provê, assim como seus clientes fiéis, com o mais básico dos alimentos: o pão do Bento.

Dicas do padre Bento para fazer pão integral

• Utilize farinha de trigo integral bem flocada.

Publicidade

• Deixe a massa crescer até o ponto dela quase dobrar de tamanho. É importante também que sua temperatura não ultrapasse os 35ºC (use um termômetro).

• O fermento precisa ser cuidadosamente misturado à farinha.

• Nunca coloque o sal na água. Polvilhe-o diretamente na massa para facilitar a fermentação.

Publicidade

• Sove a massa muito bem, enrolando-a sempre para dentro.

• Deixe-a descansar por no mínimo uma hora, coberta com um pano de prato, no ambiente de preparo.

• Modele o pão antes de colocá-lo na fôrma.

Publicidade

• Asse em forno preaquecido a uma temperatura média de 180ºC.

• Depois de assado, tire o pão do forno – e da fôrma – e deixe esfriar até que toda a umidade evapore.

Publicidade