Quais nutrientes são essenciais durante a menopausa? Veja receitas
A nutricionista Giovanna Agostini, chef de alimentação saudável e especialista em climatério e menopausa deu algumas dicas para fazer no dia a dia e melhorar os sintomas
A nutricionista Giovanna Agostini, chef de alimentação saudável e especialista em climatério e menopausa deu algumas dicas para fazer no dia a dia e melhorar os sintomas
Hoje é o Dia Mundial da Menopausa. Com isso, pedimos para a nutricionista Giovanna Agostini, chef de alimentação saudável e especialista no tema, te contar quais nutrientes são essenciais durante a menopausa, além de te ensinar receitas para colocá-los em seu dia a dia.
Primeiramente, ela cita a linhaça dourada: “Você não vai consumir a semente, não, somente a farinha. Então faça o seguinte: pegue cinco colheres de sopa de semente de linhaça dourada. Bata no liquidificador. Consuma essa farinha sobre as suas frutas ou em cima da salada”. Os benefícios deste ingrediente variam entre o aumento do estradiol, hormônio responsável por diminuir o fogacho e ampliar a lubrificação vaginal.
A melancia e a beterraba podem ser uma baita dupla. “Você vai fazer um suco no liquidificador também consumir esse suco pela manhã ou no meio da tarde. Ele vai produzir óxido nítrico. Isso melhora a circulação, diminui o fogacho, aumenta libido, lubrificação, melhora memória e também a saúde da sua pele”, explica.
Sim, a cúrcuma pode ajudar com os sintomas da menopausa. “Para ativar essa substância, você precisa fazer um shot de cúrcuma. Pega uma colherzinha de cúrcuma, coloque uma pitadinha de pimenta-do-reino, dois dedinhos de água e suco de meio limão. Consuma esse shot de manhã em jejum”, conclui.
Ver essa foto no Instagram
A Agência Einstein, por sua vez, divulgou um estudo contando quais são os benefícios da beterraba. Confira abaixo e leia a matéria completa clicando aqui.
Alguns experimentos já haviam comprovado que o nitrato da beterraba contribui para a elasticidade das artérias, melhoria da circulação e combate à hipertensão arterial. E esses fatores são importantes em todas as fases da vida, mas em especial na menopausa. “Nessa fase, ocorre um aumento no risco cardiovascular devido à queda dos níveis de estrógeno, hormônio que tem efeito protetor”, explica a nutricionista Giuliana Modenezi, do Espaço Einstein Esporte e Reabilitação. Além disso, quando o estômago absorve o componente, ele se converte em óxido nítrico, o que acaba aumentando a quantidade de oxigênio e de nutrientes nos músculos durante o exercício físico.
Contando com essas vantagens da substância, a beterraba apresenta outros benefícios graças a outros compostos. Por exemplo, a betalaína, que é responsável para dar cor ao alimento. “Além da coloração, ela tem ação antioxidante e anti-inflamatória”, conta a especialista. As vitaminas C, do complexo B e as fibras também têm papel importante no intestino. Por fim, os sais minerais oferecem potássio e magnésio, sendo de extrema importância para a saúde muscular e cardiovascular.