bem-estar   / Técnicas alternativas

Aromaterapia: veja quais são os óleos essenciais recomendados para pessoas que sofrem de rinite e sinusite

Fuja dos remédios! Confira quais sãos os óleos essenciais que poderão te salvar das inflamações nasais

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado quinta 9 abril, 2020

Fuja dos remédios! Confira quais sãos os óleos essenciais que poderão te salvar das inflamações nasais
Veja quais são os óleos essenciais recomendados para pessoas que sofrem de rinite e sinusite - Pixabay

Aos poucos, o frio e o tempo seco estão dando as caras! E quem sofre de rinite e sinusite sabe: as crises poderão vir com tudo.

Por sorte, existem alguns macetes que podem ser usados para melhorar a condição das pessoas que convivem com esses problemas nasais. A aromaterapia pode ser uma ótima saída para desobstruir e dilatar as vias respiratórias, facilitando a entrada do ar, além de ser um tratamento natural eficaz para quem deseja fortalecer o sistema imunológico.

Confira agora quais os melhores óleos essenciais para cada caso:

Hortelã-pimenta: este óleo essencial é indicado para curar a obstrução nasal. Tem um aroma herbal, fresco e refrescante. Além disso, é um excelente revigorante, pois alivia a fadiga mental e o esgotamento nervoso. Pode ser usado tanto no tratamento da rinite, quanto da sinusite.

Lavanda francesa: é indicado que você utilize o óleo de lavanda poucos minutos antes de deitar para dormir. Por ter ação calmante, ele alivia as tensões acumuladas no decorrer do dia. Além disso, é famoso no combate dos sintomas da rinite e sinusite por ter ação anti-inflamatória.

Eucalipto Globulus: este óleo essencial possui propriedades anti-sépticas e antimicrobianas, além de ser um ótimo desobstrutor nasal e excelente para reduzir a produção de secreções. Pode ser usando por quem tem rinite ou sinusite. O óleo de eucalipto também é ótimo para combater a tosse, por isso, fica aqui a dica para quem também sofre de bronquite.

Manjericão: sabemos que as crises de rinite e sinusite podem causar uma forte dos de cabeça. Por isso, o óleo essencial de manjericão pode ser usando para reduzir as alergias e afastar o estresse. É mais indicado para pessoas com rinite alérgica.

Limão-siciliano: por ter ação antioxidante, pode ser ótimo para ajudar no fortalecimento do sistema imunológico no combate a infecções, como a sinusite. Além disso, ajuda a reduzir a produção de secreções nasais.

COMO USAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS?

Para casos como rinite e sinusite, o ideal é que você inale os óleos. Para isso, você pode utilizar um vaporizador, acrescentando apenas uma gota de óleo essencial ao soro fisiológico. Caso você não tenha um difusor ou vaporizador, utilize uma tigela e acrescente até 9 gotas para dois litros de água fervente. Coloque uma toalha sobre a cabeça e respire profundamente. Dessa mesma forma, é possível fazer uma limpeza profunda na pele do rosto. Lembre-se: durante todo o processo, é conveniente manter os olhos fechados.

Último acesso: 28 Sep 2020 - 00:22:53 (1042530).