bem-estar   / Canabidiol e covid-19

Canabidiol começará a ser testado em humanos em tratamento contra sintomas da covid-19

Cientistas brasileiros estão recrutando voluntários para a fase 3 de estudos do uso do canabidiol no tratamento da covid-19 longa

Bons Fluidos Publicado terça 14 setembro, 2021

Cientistas brasileiros estão recrutando voluntários para a fase 3 de estudos do uso do canabidiol no tratamento da covid-19 longa
Canabidiol está sendo pesquisada para o tratamento dos sintomas da covid-19 - Unsplash/ CBD Infos

Cientistas brasileiros estão recrutando voluntários para iniciar a fase três de estudos sobre os efeitos do canabidiol (CBD) no tratamento da covid-19 longa. O objetivo é estudar a eficácia da substância encontrada na Cannabis no tratamento dos sintomas que persistem após o paciente contrair o vírus Sars-Cov-2. 

O canabidiol já tem eficácia comprovada no tratamento de quadros inflamatórios graves e espera-se que o tratamento com a substância alivie sequelas comuns em pacientes da covid-19 como cansaço, fraqueza muscular, insônia, dores de cabeça e problemas como depressão e ansiedade.

+++ Comprovante de vacinação será exigido em viagens e eventos sociais? Advogada comenta

"A síndrome pós-covid leva a um comprometimento importante da qualidade de vida. São sintomas que podem persistir para além de três meses, como fadiga, astenia, fibromialgia, falta de ar, palpitações, dores no corpo, distúrbios de memória, distúrbios do sono", destacou o cardiologista Edimar Bocchi do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP que irá coordenar a pesquisa em entrevista à Agência Estado. 

A ideia é tratar pacientes que relatam ter sintomas mesmo meses depois de contrair a doença. Segundo dados internacionais, cerca de 20% dos pacientes relatam sintomas dois meses depois do início da doença. 

+++ Estudo desenvolve vacina contra a covid-19 feita a partir da planta do feijão-fradinho

Para iniciar a fase três de testes em humanos, os pesquisadores pretendem recrutar mil voluntários que devem começar a ser estudados em outubro deste ano. 

Último acesso: 20 Oct 2021 - 13:22:37 (1045703).