Publicidade

Dia do esportista: 6 motivos para começar a praticar esportes pelo bem do seu organismo

Você sabia que 19 de fevereiro marca o dia do esportista? Criado para incentivar a prática de atividade físicas, veja dicas de especialistas sobre os benefícios

Dia do esportista: 9 motivos para começar a praticar esportes pelo bem do seu organismo – Pexels / @Pixabay

Em 19 de fevereiro é comemorado o Dia do Esportista, data criada para conscientizar a população sobre a importância da prática regular de exercícios físicos, incentivando a realização desse hábito indispensável para a saúde do organismo. Por isso, listamos 6 benefícios que a realização de exercícios pode trazer ao organismo, explicados por profissionais. Confira:

Publicidade

Dia do esportista: 6 motivos para começar a praticar esportes pelo bem do seu organismo

Previne o envelhecimento da pele
“A atividade física consome energia e consegue, com isso, neutralizar os radicais livres, melhorando o que chamamos estresse oxidativo, o que leva ao retardamento do envelhecimento”, conta a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance. A prática da atividade física também promove o estímulo da produção das fibras de colágeno e elastina, responsáveis por conferir sustentação e elasticidade ao tecido cutâneo.

Melhora a circulação
Segundo a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, durante a atividade física, toda a nossa circulação fica mais solicitada. Ela explica que, com uma melhor circulação, o sistema linfática trabalha em maior velocidade, desintoxicando o organismo e diminuindo a retenção de líquidos.

+++ Você sabia? Levantar pesos apenas 3 segundos por dia já ajuda a aumentar nossos músculos; é o que conclui estudos

Previne desenvolvimento de doenças hepáticas
Um estudo alemão destacou que o exercício físico pode prevenir o desenvolvimento de fígado gorduroso e doenças hepáticas. “O estudo demonstrou que o estímulo das mitocôndrias isoladas do fígado, que ocorre por meio dos exercícios físicos, é especialmente benéfico para reduzir o armazenamento de gordura no órgão, o que diminui os riscos de doenças hepáticas”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez.

Publicidade

Melhora a fertilidade
Segundo o Dr. Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana, vários estudos relatam que praticantes de atividade física, desde que essa não seja totalmente desgastante, o praticante não faça uso de esteroides e a alimentação esteja correta, experimentam diversos benefícios na fertilidade, com maiores chances de conceber um filho.

+++ Que tal apostar em produtos orgânicos? Aprenda a fazer desodorante natural

Redução do estresse e melhora da acne
A atividade física diminui o nível de cortisol (o hormônio do estresse) ao longo do dia, que pode contribuir para uma série de problemas no organismo, inclusive na pele. “O cortisol potencializa o estado inflamatório persistente do tecido cutâneo, diminuindo a longevidade e a atividade das células que compõem a pele, o que a torna mais propensa a ter rugas”, explica a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista. 

Publicidade

Tratamento da ansiedade, inclusive crônica
Os exercícios moderados e extenuantes aliviam os sintomas de ansiedade, mesmo quando o distúrbio é crônico, mostra um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Gotemburgo.

“Os sintomas de ansiedade em 286 pacientes foram significativamente aliviados, mesmo quando a ansiedade era uma condição crônica, em comparação com um grupo de controle que recebeu aconselhamento sobre atividade física de acordo com as recomendações de saúde pública. Os tratamentos padrão de hoje para a ansiedade são a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e o tratamento farmacológico, mas o estudo mostra que a adoção de hábitos saudáveis pode melhorar o tratamento”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez.

Publicidade