Publicidade

Especiaria potente! Conheça 5 benefícios do anis-estrelado e como utilizá-lo

Os benefícios do anis-estrelado vão muito além do que apenas adicionar sabor adocicado às receitas

Conheça os benefícios do anis-estrelado – Pexels

O anis-estrelado ou estrela-de-anis, como também é conhecido, é a vagem da semente do fruto da planta Illicium verum, um arbusto perene nativo do sudoeste da China. Seu formato, que se assemelha a uma estrela deu origem ao seu nome. 

Publicidade

Cada anis-estrelado tem uma média de oito pontas, cada uma contendo uma única semente do tamanho de uma ervilha. Estas sementes são utilizadas na culinária, geralmente para potencializar o sabor adocicado das receitas ou adicionar sabor aos drinks. 

+ VEJA TAMBÉM: O tubérculo da imunidade: 8 importantes motivos para inserir inhame em sua alimentação

Embora muitos considerem o anis-estrelado apenas como uma especiaria adocicada, ela é uma vagem poderosíssima e oferece inúmeros benefícios à saúde. A medicina chinesa usa anis-estrelado há séculos e a medicina ocidental recentemente começou a reconhecer as propriedades farmacológicas e antimicrobianas dessa especiaria. 

BENEFÍCIOS

Publicidade

O anis estrelado contém ácido shiquímico, um composto encontrado no Tamiflu, um tratamento para a gripe e, portanto, o tempero tem sido usado para tratar tosses e sintomas semelhantes aos da gripe. Ele é rico em antioxidantes e vitaminas A e C, que ajudam no combate ao diabetes e aos primeiros sinais de envelhecimento. Também foi mostrado para

  1. Fortalece o sistema imunológico: devido à presença de compostos fenólicos na sua composição, o anis-estrelado é um excelente antioxidante que atua potencializando nosso sistema imune. 
  2. Alivia infecções por fungos: os anetol presentes em abundância no anis-estrelado, dão a esta especiaria o poder de combater infecções por diversos tipos de fungos. 
  3. Combate desconfortos intestinais: o anis-estrelado tem ação carminativa, que ajuda a evitar o acúmulo de gases no estômago e no intestino.
  4. Atua contra infecções por bactérias: o mesmo ativo que combate os fungos, o anetol, também ajuda a eliviar infecções por bactérias. 
  5. Trata gripes: o ácido xiquímico presente no anis é uma substância utilizada na indústria farmacêutica para produzir o remédio antiviral oseltamivir, que tata infecções pelos vírus Influenza A.

+ VEJA TAMBÉM: Semente de girassol: 5 motivos para inserir este grão poderoso e de baixo custo na sua dieta

COMO UTILIZAR

Publicidade

Vagens inteiras de anis-estrelado podem ser cozidas em molhos, marinadas e sopas e depois removidas antes de servir. As vagens não amolecem enquanto cozinham e, portanto, não podem ser consumidas. Por isso, recomenda-se o uso do anis moído. O tempero moído é muito mais fácil de trabalhar e é adicionado a uma receita semelhante a qualquer outro tempero.