Publicidade

Lavar ou não o arroz? Saiba se o este alimento deve ser lavado antes de cozinhar

Tire as principais dúvidas sobre o preparo correto do arroz e saiba se você deve ou não lavá-lo

Veja o que dizem os especialistas sobre lavar ou não o arroz – Flickr/ Yamanaka Tamaki

Não há dúvidas que o arroz é um dos alimentos mais presentes na mesa do brasileiro, no entanto, muitas incertezas em relação ao modo de preparar este grão ainda permeia a cabeça das pessoas.

Publicidade

Dentre os hábitos mais comuns na hora de preparar um bom arroz está a lavagem dos grãos. Muitas pessoas lavam o arroz antes de cozinhar com o objetivo de retirar quaisquer resíduos e deixá-lo próprio para consumo, mas será mesmo que o arroz precisa ser lavado? Ou melhor, é apropriado lavá-lo?

+++ Inspiração para a janta! Receita de abobrinha com calabresa que fica pronta em apenas 10 minutos

Devo lavar o arroz?

Não! Nutrólogos e especialistas são categóricos ao dizer que não há necessidade de lavar o arroz e o motivo está relacionado a perda de nutrientes do alimento.

Publicidade

O arroz branco comum que compramos nos supermercados teve sua casca retirada. Conforme já foi dito em outra matéria aqui na Bons Fluidos, o arroz branco possui menos nutrientes do que o arroz integral, que manteve sua capa protetora.

Quando lavamos ou deixamos o arroz branco de molho, parte dos nutrientes que restaram no alimento acabam sendo perdidos na água, especialmente ferro, potássio, magnésio, fósforo e vitaminas do complexo B. 

+++ Saia do convencional! Aprenda a preparar cookie de limão macio por dentro e crocante por fora

Publicidade

A lavagem do arroz também é contraindicada se você gosta de comer o arroz soltinho. Isso porquê, no momento da lavagem, acabamos hidratando o amido, o que deixa os grãos mais grudados — ou empapados, como alguns gostam de dizer. 

Além disso, vale destacar que o pó branco que sai do arroz no momento da lavagem não se trata de sujeira ou produto químico, mas sim um material do próprio grão que acaba sofrendo um processo de “polimento” quando é lavado.

Publicidade