bem-estar   / Isolamento por Covid-19

Período de isolamento por Covid-19 é reduzido para 7 dias

Governo anunciou a redução nessa segunda-feira, 10; existe a possibilidade de encurtar ainda mais o tempo de isolamento

Bons Fluidos Publicado terça 11 janeiro, 2022

Governo anunciou a redução nessa segunda-feira, 10; existe a possibilidade de encurtar ainda mais o tempo de isolamento
Período de isolamento por Covid-19 é reduzido para 7 dias - Foto de Edward Jenner no Pexels

Nessa segunda-feira, 10, o Ministério da Saúde anunciou algumas mudanças em relação ao tempo de isolamento de quem se infectar pela Covid-19. Até então, a regra era de 14 dias sem nenhum contato com outras pessoas. Agora, com mais pesquisas concretas sobre a doença, esse tempo diminuiu. 

Período de isolamento por Covid-19 é reduzido para 7 dias

Para pacientes que já têm capacidade para produzir anticorpos — os vacinados — e tiveram sintomas leves durante o período de infecção, a quarentena exigida é de sete dias. 

Porém, se no quinto dia os pacientes não apresentarem sintomas respiratórios e febre, há a possibilidade de fazer o teste. Se ele der negativo, estão liberados do isolamento, desde que mantenham medidas de segurança rigorosas, principalmente evitando aglomerações e usando as máscaras adequadamente quando tiverem contato com outras pessoas. Caso o paciente assintomático ainda apresentar o teste positivo, é necessário que ele fique isolado até o 10º dia.

+++ Brasil terá vacina 100% nacional contra covid-19; imunizante está previsto para ser entregue em fevereiro, pela Fiocruz

Após o anúncio, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse sobre a preocupação acerca da variante Ômicron e o otimismo com o pequeno número de mortes. "Sem dúvidas, a variante Ômicron causa um número muito maior de casos, temos observado esse aumento, mas, felizmente, ainda não temos a correspondência em número de óbito. Estamos nos preparando para ampliar algumas políticas, como a de testagem", explicou.

+++ Confira as plantas que possuem chás poderosos contra gripes e resfriados

Último acesso: 24 Jan 2022 - 04:43:50 (1046491).