Publicidade

Poder da natureza! Prepare uma infusão de camomila que age como anti-inflamatória, antioxidante, cicatrizante e antibacteriana

Por seus benefícios e versatilidade, a camomila é uma boa opção para peles sensíveis, reativas e acnéicas, além de agir contra as olheiras.

A camomila é ótima para a pele. Saiba porquê! – Pixabay

A camomila tem sido usada há séculos como planta medicinal, sendo considerada a planta medicinal mais cultivada no mundo.

Publicidade

As flores dela, que são usadas para preparar o chá, são ricas em óleos essenciais e outros compostos flavonóides, como apigenina e quercetina, que trabalham em conjunto para oferecer ação anti-inflamatória, antioxidante, cicatrizante e antibacteriana.

Por seus benefícios e versatilidade, a camomila é uma boa opção para peles sensíveis, reativas e acnéicas, além de agir contra as olheiras. Quem garante isso é Heloisa Olivan, cosmetóloga do Instituto Olivan.

Na linguagem das flores, a camomila significa “força na adversidade”, bem propícia para os difíceis dias de quarentena aos quais estamos submetidos. Essa linguagem era utilizada na era Vitoriana para que as pessoas pudessem se comunicar em segredo.

A especialista explicou como a planta medicinal pode ser usada de diversas maneiras para beneficiar nosso corpo!

Publicidade

PODER ANTI-INFLAMATÓRIO

Um dos componentes ativos da camomila é o alfa bisabolol, potente anti-inflamatório que ajuda a pele a recuperar sua função de barreira de proteção, regenerando a pele vermelha e sensibilizada após queimaduras de sol ou procedimentos estéticos, como depilação com cera ou laser. 

É também devido ao seu poder anti-inflamatório que a camomila está indicada para o controle da acne, rosácea e dermatites.

Publicidade

→ Como usar?

Os sabonetes, cremes e loções contendo camomila são ótimos para acalmar a pele, reduzir a vermelhidão e devolver seu aspecto uniforme. Também pode ser incorporada em pomadas para assaduras e produtos pós barba.

Tônico Calmante

Publicidade

Pode ser usado para amenizar o ressecamento da pele, após queimaduras de sol ou quando sentir que a pele está pedindo socorro! Prepare o chá por infusão, espere esfriar, leve à geladeira e use na hora. Nesse caso, o tônico de camomila atua como água termal, suavizando, acalmando e dando um aspecto de pele descansada e revigorada. Também pode ser usado após a depilação.

Compressa para Acne, Inchaço e Olheira

A camomila ajuda e muito nesses casos. Faça o chá, deixe na geladeira e aplique no local.

Publicidade

Pré-maquiagem

Borrife o chá gelado na pele pouco antes de aplicar a maquiagem. O chá atua como revigorante da pele, tirando o aspecto cansado e melhorando a aparência dos poros abertos. O efeito gelado ainda ajuda na fixação da maquiagem.

Cicatrização dos Mamilos Rachados pela Amamentação

Amamentar é um desafio e dificilmente uma mamãe passa por ele sem dores e desconfortos devido à rachadura nos mamilos. Fazer compressas geladas de camomila, ao menos três vezes ao dia, ajuda a recuperar a pele mais rapidamente para que essa fase seja enfrentada com menos dor e mais prazer.

→ Como preparar a infusão?

Para usar o chá de camomila na pele é importante fazer uma infusão mais concentrada, para que exista uma maior concentração de substâncias ativas que possam ser absorvidas pela pele.

O ideal é utilizar as flores de camomila, mas caso não seja possível, pode utilizar o chá de saquinho como opção.

Infusão

150 mL de água fervente
3 colheres (de sopa) de flores de camomila

Juntar as flores de camomila na água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Retirar as flores, coar e deixar esfriar. Por fim, mergulhar uma compressa limpa no chá, espremer o excesso e aplicar sobre a pele.

Para se obter um efeito mais calmante, é ideal colocar o chá na geladeira antes de mergulhar a compressa, já que as baixas temperaturas também ajudam a acalmar a inflamação.