bem-estar   / Vacina da Pfizer para crianças

Primeiro lote da vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos chega ao Brasil nesta quinta-feira, 13

A remessa com as primeiras doses da Pfizer destinadas às crianças desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, SP

Bons Fluidos Publicado quinta 13 janeiro, 2022

A remessa com as primeiras doses da Pfizer destinadas às crianças desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, SP
Brasil recebe primeiro lote da vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos (foto ilustrativa para esta matéria tirada em Annadele, Virginia, EUA) - Chip Somodevilla/Getty Images

Chegou hoje ao Brasil o primeiro lote da vacina da Pfizer contra a covid-19, destinado a crianças de 5 a 11 anos, com 1,248 milhão de doses do imunizante.

A remessa saiu de Amsterdam, capital da Holanda, e desembargou na madrugada desta quinta-feira, 13, às 4h38, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, SP. Ainda hoje, o lote seguiu para o município de Guarulhos, também em São Paulo, onde está localizado o centro de distribuição do Ministério da Saúde.

+++ Depois de 20 minutos no ar, Covid-19 perde 90% da capacidade de infecção

A princípio, foi acordado o envio de 3,7 milhões de doses da vacina da Pfizer para crianças entre o Governo Federal e a farmacêutica americana para este mês. Em 10 de janeiro, porém, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que a própria Pfizer irá antecipar a entrega de 600 mil doses, atingindo, assim, no primeiro mês do ano 4,3 milhões de doses. De acordo com o IBGE, o Brasil conta com 20,5 milhões de crianças nesta faixa etária.

Governo aprova vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou no dia 16 de dezembro a vacinação infantil contra a covid-19, mais especificamente para crianças de 5 a 11 anos, com o imunizante da Pfizer. Segundo pesquisa realizada pelo Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), 84% das famílias do estado de São Paulo com crianças nesta faixa etária pretendem aderir à imunização.

+++ Período de isolamento por Covid-19 é reduzido para 7 dias

Ainda sobre o Governo de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou a abertura do pré-cadastro para as crianças através do site oficial. Clique aqui para acessar. Os pais ou responsáveis podem realizar uma inscrição com os dados da criança para agilizar o atendimento nos postos de saúde.

Vale lembrar que a vacinação infantil ocorrerá de forma decrescente, ou seja, a partir das crianças mais velhas, de 11 anos, para as mais novas, até 5. Terão prioridade crianças com comorbidade, quilombolas e indígenas. As doses da Pfizer para pessoas com mais de 12 anos diferirá da dose aplicada nas crianças. Para elas, será destinada uma dose menor (com frasco laranja), aproximadamente um terço da original (frasco roxo).

Por fim, o intervalo entre primeira e segunda dose ocorrerá em 8 semanas, ao contrário do que aponta a bula: três semanas.

+++ Brasil terá vacina 100% nacional contra covid-19; imunizante está previsto para ser entregue em fevereiro, pela Fiocruz

Último acesso: 24 Jan 2022 - 03:18:58 (1046511).