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Se machucou? Esses 7 alimentos podem ajudar na cicatrização da pele

Para se recompor, a pele precisa de nutrientes que ajudem na formação do colágeno no controle da inflamação

Redação Bons Fluidos Publicado quinta 14 maio, 2020

Para se recompor, a pele precisa de nutrientes que ajudem na formação do colágeno no controle da inflamação
Saiba quais alimentos têm os nutrientes necessários para ajudar na cicatrização da pele - PxHere

Para que uma ferida seja fechada, nosso organismo precisa de nutrientes que atuam na formação do colágeno, controlam a inflamação e que são encontrados em alguns alimentos específicos.

O processo de cicatrização começa pela inflamação da ferida. O local atrai os glóbulos brancos, células de defesa do corpo, e estimula a formação de novos vasos sanguíneos, que levarão os nutrientes e o oxigênio até o machucado.

Após essa fase, a pele precisará de proteínas, por conta dos aminoácidos que elas fornecem, para produzir o colágeno e outras vitaminas e mineirais que são importantes para o processo de cura. Mas um fato interessante é que o colágeno não pode ser demasiado, porque ninguém quer uma queloide, certo?

E o que impede que haja essa supercicatrização é manter o processo de inflamação sob controle. Por isso, os alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes são necessários também!

Sabendo de tudo isso, confira, então, a lista de alimentos indicados:

 

1. Frango e cortes magros de carne vermelha

O frango alguns cortes da carne vermelha, como patinho, maminha, filé mignon e coxão mole, por exemplo, são ricos em proteínas de alto valor biológico, que é o nutriente mais importante para o processo de cicatrização.

Esses alimentos fornecem aminoácidos essenciais para a síntese do colágeno e também são fonte de zinco -- necessário para a regeneração dos tecidos.

 

2. Sementes

Sementes de linhaça e chia são ricas em ômega-3 e ajudam na formação da membrana celular

Sementes de girassol e de abóbora são fontes de vitamina E, que contribue para a melhora da qualidade da nova pele e participa da formação das células do sangue, que levam os nutrientes até a ferida.

 

3. Leguminosas

Feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico são ricas em proteínas de alto valor nutricional, com a vantagem de serem livres de colesterol. Além disso, o feijão e a lentilha, por exemplo, ainda são ricos em ferro, que é um mineral fundamental no processo de cicatrização.

Ele contribue para que as células possam levar nutrientes e oxigênio até o local que será curado.

 

4. Nozes e castanhas

Anti-inflamatórias, as oleaginosas atuam na cicatrização, controlando o processo inflamatório e fazendo com que a produção de colágeno seja a ideal.

 

5. Folhas verde-escuras

Vegetais que têm as folhas escuras, como couve, brócolis, agrião, espinafre e rúcula, entre outros, são ricos em vitamina K, que participa da coagulação sanguínea e evita os sangramentos, e também são antioxidantes e anti-inflamatórios. Eles fornecem vitaminas e sais minerais e estimulam a produção do colágeno.

Além de tudo, ainda previnem a formação de manchas roxas depois de uma cirurgia, por exemplo, e é indicado consumi-los antes de qualquer procedimento mais invasivo.

 

6. Frutas cítricas e frutas vermelhas 

As frutas cítricas e as frutas vermelhas são ricas em antioxidantes, que combatem os danos causados pelos radicais livres, e em vitamina C, um micronutriente necessário para que o organismo consiga fabricar o colágeno. Os antioxidantes delas também combatem a inflamação e protegem o sistema circulatório.

Exemplos de frutas cítricas: Laranja, limão, tangerina, acerola, abacaxi, maracujá e kiwi

Exemplos de frutas vermelhas: amora, framboesa, mirtilo e morango

 

7. Frutas e vegetais roxos

Também pelas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, essas frutas e vegetais são essenciais para qualquer cicatrização.

Ex: Beterraba, berinjela, repolho-roxo, açaí, uva e cereja

Último acesso: 06 Jul 2020 - 18:17:46 (1042726).