Publicidade

Tomar banho quente faz mal para a pele? Especialista explica

Dermatologista esclarece que é possível tomar banho quente, mas é necessário alguns cuidados para que a pele não saia prejudicada

Tomar banho quente faz mal para a pele? Especialista explica – Foto de Karolina Grabowska no Pexels

O banho quente relaxa, desestressa e traz conforto, isso é inegável. Em dias em que as coisas não dão muito certo, é a melhor opção para ter um relaxamento. Mas, será que ele faz muito mal para a pele? É necessário se atentar a isso, porque, caso contrário, pode trazer consequências negativas à saúde da derme.

Publicidade

Tomar banho com água quente: pode?

De acordo com a dermatologista Dra. Priscila Câmara de Camargo, da Clínica Camargo, o banho quente realmente danifica a pele: “O banho quente, principalmente se for prolongado, danifica ainda mais a barreira cutânea, retirando da pele os óleos produzidos naturalmente pelo organismo, que mantém a hidratação. Quanto menos tempo em contato com a alta temperatura da água, melhor”, explica.

Quando esses óleos são retirados, a derme entende ser necessário produzi-los mais, o que causa dilatação dos poros. Além disso, quando tomamos excessivos banhos com água quente, outras doenças podem se desenvolver ou serem pioradas, que é o caso da dermatite.

+++ Mar, sol, água fresca… Especialistas listam vantagens de ir à praia para o corpo e mente

Mas, apesar dos malefícios que tomar banhos quentes traz, será que temos que evitá-los 100%? A especialista explica que podemos tomar, porém, é necessário ter alguns cuidados especiais para que nossa pele não seja totalmente prejudicada. “Dá pra tomar banho quente sim, desde que o tempo seja reduzido no chuveiro. Também é importante não usar nenhum tipo de bucha, pois a fricção destrói o manto hidrolipídico, que é uma fina e invisível película que cobre toda a extensão da pele, que contém substâncias importantíssimas para a defesa e saúde cutânea”, esclarece.

Publicidade

+++ Qual cor irá VIBRAR na frequência do seu ano pessoal em 2022? Numerologia te mostra

Por fim, para que nossa derme tenha uma boa saúde, a Dra. Priscila deu algumas dicas de hábitos que podem ser praticados logo após os banhos, sejam eles frios ou quentes. Deixar a pele hidratada é a melhor maneira de evitar que ela seja prejudicada. “A recomendação é aplicar um hidratante assim que sair do chuveiro, pois ajuda a pele a recuperar a integridade da barreira cutânea mais rapidamente, evitando a perda transepidérmica da água”, finaliza a especialista.

Publicidade