Publicidade

Especialista fala sobre os cuidados necessários com a Covid-19 durante a gravidez

Médico alerta sobre os perigos da Covid-19 durante o período de gestação; precauções devem ser redobradas

Especialista fala sobre os cuidados necessários com a Covid-19 durante a gravidez – Foto de Jonas Kakaroto no Pexels

Apesar da queda no número de mortes, o início do ano é de muita cautela com relação à pandemia de Covid-19. Em relação às gestantes, os cuidados devem ser redobrados. O ginecologista e obstetra Dr. Fernando Prado explica a situação:

Publicidade

“As gestantes estão em risco elevado de contrair Covid-19, especialmente pela variante Ômicron, que já é a variante dominante no mundo. Grande parte das grávidas não tem um esquema vacinal completo. É necessário lembrar que a própria gravidez é uma condição em que o sistema imune tem uma queda em seu funcionamento”, explica.

“Os cuidados de uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos devem continuar, pois também ajudam a evitar o contágio da gripe”, acrescenta o médico.

Especialista fala sobre os cuidados necessários com a Covid-19 durante a gravidez

Segundo o especialista, o esquema vacinal incompleto entre as gestantes se deve a vários fatores, incluindo, principalmente, a desinformação sobre os riscos da vacina para a gestante.

“No início as grávidas não foram incluídas nos estudos sobre a segurança da vacina e essa falta de informação acabou por causar insegurança. No entanto, todos os estudos posteriores demonstram segurança das vacinas para as grávidas e esses bebês que nasceram de mães que foram vacinados para Covid-19 não apresentaram qualquer alteração ou malformação que fosse em decorrência da vacinação”, esclarece.

Publicidade

+++ Bebê que nasceu com menos de 400 gramas completa 1 ano com saúde

O ginecologista conta que um problema especialmente importante nas gestantes é o risco de prematuridade. “Além da queda na imunidade, com o crescimento do útero, a ventilação pulmonar fica prejudicada, favorecendo a infecção dos pulmões pelo Covid. Tanto as grávidas quanto os bebês ficam mais sujeitos a riscos, inclusive de morte.”

Portanto, é muito importante que as gestantes não se descuidem. “É necessário que elas tomem as três doses da vacina, continuem usando máscaras e que evitem aglomerações. Isso irá evitar o contágio pela Ômicron, pelas demais formas de Covid e atémesmo pela gripe, além de também reduzir o risco de surgirem novas mutações dos vírus”, explica.

Publicidade

Em caso de sintomas gripais, o médico ressalta que é muito importante seguir os tratamentos médicos recomendados. “Isso pode prevenir problemas para as grávidas e para os bebês”, finaliza.

+++ 8 dicas para curtir o carnaval com saúde e sem peso na consciência

Publicidade