Publicidade
Bebê que nasceu com menos de 400 gramas completa 1 ano com saúde – Reprodução / Good Morning America

O pequeno Jari Lopez contrariou todas as expectativas no último ano. Nascido prematuro, com 24 semanas, 22,86 centímetros e apenas 326 gramas, o estadunidense do Novo México completou 1 ano no último dia 22 de fevereiro. Jari é o menor sobrevivente da unidade de terapia intensiva do Hospital Presbiteriano de Albuquerque (UTIN).

Publicidade

Bebê que nasceu com menos de 400 gramas completa 1 ano com saúde

Em entrevista concedida ao Good Morning America, Amber Higgins, mãe de Jari, disse que começou a se consultar com um especialista ao chegar nas 20 semanas de gravidez e perceber que seu bebê estava menor que o normal. 

“Eu procurei o especialista e eles disseram que ele ainda estava medindo muito, muito pequeno para sua idade gestacional, então eles foram em frente e me internaram no hospital com 23 semanas e acho que quatro ou cinco dias, só para monitorá-lo diariamente e fazer um ultra-som todos os dias”, explicou.

+++ Marido de Paulinha Abelha se declara após morte da esposa: ”Te amarei pra sempre”

A mãe conta que, durante esse período, os médicos disseram que as chances do bebê sobreviver eram de 30%. Alguns dias depois, com 24 semanas e com suspeita de pré-eclâmpsia — pressão arterial —, Amber deu à luz a Jari e o pequeno foi intubado assim que nasceu.

Publicidade

Enquanto esteve no hospital, o bebê passou por várias transfusões e cirurgia. Porém, não teve grandes problemas (principalmente relacionados ao cérebro e ao coração) e não precisou de outras intervenções complicadas.

Jari ficou internado por 4 meses. “Ele acabou indo para casa precisando apenas de um pouco de oxigênio adicional, para ajudá-lo a respirar”, contou a mãe. Depois disso, o pequeno foi se recuperando e agora completou 1 ano com muita saúde. Amber diz que o filho é bem ativo. 

+++ Museu do Ipiranga será reaberto em comemoração ao bicentenário da Independência

Publicidade

“Ele fica muito animado com algumas coisas. E então ele é realmente ativo também. Ele se move bastante. Ainda estamos trabalhando para acompanhá-lo no desenvolvimento porque ele tem mais ou menos a idade que deveria ter. Mas fora isso, está perfeitamente bem”, finalizou, durante a entrevista.