Publicidade

Museu do Ipiranga será reaberto em comemoração ao bicentenário da Independência

Após quase uma década em reforma, o Museu do Ipiranga reabrirá suas portas para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil

Museu do Ipiranga será reaberto em comemoração ao bicentenário da Independência – Wikimedia Commons

Os paulistanos fãs de história viram as portas do maior museu do estado se fechar há nove anos. Em 2022, porém, teremos o prazer de revisitar o famoso Museu do Ipiranga, mais especificamente em 7 de setembro, durante celebração do bicentenário da Independência da República — data escolhida para a inauguração do ‘palácio’ pós-reforma.

Publicidade

Museu do Ipiranga será reaberto em comemoração aos 200 anos da Independência

Após quase uma década, o prédio inaugurado em 1895 ganhará uma cara mais contemporânea, pois, além das obras clássicas que estão passando por um minucioso processo de restauração — 3 mil peças do acervo do Museu do Ipiranga estão sendo restauradas em três ateliês — a nova estrutura contará com exibições a partir de projetores e luzes especiais.

+++ Casimiro encerra campanha a favor das vítimas de Petrópolis com R$ 250 mil arrecadados

Em entrevista a TV Globo, Rosária Ono, diretora do Museu do Ipiranga, revelou: “O objetivo nosso é trazer o público jovem, que é o nosso público maior. E a questão é que nós tínhamos uma limitação muito grande de comunicação porque era um museu muito tradicional. Aquele museu de história tradicional, que as pessoas vêm uma vez na vida com a escola e não vêm mais”.

Rosária ainda continuou: “A nossa proposta é que esse museu tenha muitas atividades interativas, com a comunicação com o público multimídia, por vários meios. A ideia é que esse museu seja uma área de lazer e de entretenimento também, com conhecimentos”.

Publicidade

+++ Sasha Meneghel participa de construção de casas no Morro do Socó em trabalho voluntário

O Museu do Ipiranga fechou suas portas em 2013. Sua reforma estimada em 211 milhões de reais começou apenas seis anos depois. Dentre suas principais mudanças, estão sua nova área de 6.800 m², que inclui sala de exposições temporárias, salas para atendimento do programa educativo, café, auditório, loja e uma área confortável de acolhimento, como aponta o site oficial do estabelecimento.

Assista ao vídeo:

Publicidade