Publicidade

Botânica e sustentabilidade! Saiba como transformar cascas de banana em um rico adubo orgânico para suas plantas

As cascas de banana são ricas em potássio, cálcio e magnésio e vão ser ótimas para fortificar o solo

Use as cascas da banana para fortificar o solo e veja diferença em pouco tempo – Freepik / @stockking

A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo, mas logo após o consumo, muitas pessoas não reaproveitam as cascas, que vão quase sempre para o lixo. Porém, para quem tem muitas plantas em casa, as cascas de banana podem ser uma ótima opção de fertilizante. Além de fortificar o solo, este adubo caseiro é excelente para praticar a sustentabilidade. 

Publicidade

A casca de banana possui um alto teor de potássio. Esse, por sua vez, promove a absorção da água, atua na fotossíntese, regula os nutrientes da planta e auxilia no transporte e armazenamento de carboidrato. Ou seja, este adubo é perfeito para que suas plantas cresçam cada vez mais saudáveis.

+++ Dê aquele BOOM nas suas plantas! Veja como preparar adubo caseiro simples no liquidificador

E o melhor: é super simples de ser feito!

Você pode produzir e usar esse adubo orgânico de duas maneiras diferentes: a primeira consiste em enterrar as cascas de banana (inteiras ou picadas) próximas às plantas. Por estarem enterradas, essas cascas demorarão a apodrecer, logo, vão liberar os nutrientes mais lentamente.

Publicidade

A outra forma de preparar este adubo compreende em separar cascas de cinco bananas, ferver com um litro de água durante 15 minutos, esperar esfriar, coar e adicionar mais um litro de água. Ao jogar em suas plantas, sempre faça a relação de quatro partes de água potável para uma do fertilizante (por exemplo, se você usar 100ml e adubo, adicione 400ml de água). 

Regue suas plantas uma vez por semana com essa mistura. Além de ser rica em potássio, a casca de banana também tem cálcio e magnésio em abundância, o que ajuda na reposição de outros nutrientes na terra.

+++ 5 plantas para ter na cozinha: espécies decoram ambientes e são usadas na alimentação

Publicidade