Publicidade
Bolo Souza Leão: veja como preparar essa delícia! – Reprodução / YouTube / Canal ‘Isamara Amâncio’

Se você é pernambucano ou já visitou o estado, deve ter escutado falar ou mesmo experimentado o bolo Souza Leão, um clássico delicioso e inigualável da região!

Publicidade

Como conta a história, esta sobremesa, na verdade, é luso brasileira. Isso porquê é um bolo que leva muitas gemas, assim como as sobremesas de Portugal, como pastéis de nada e fios de ovos, e mandioca, assim como o sagu, a própria tapioca, etc.

+++ Já ouviu falar em pudim de aipim com coco? Confira o passo a passo desta sobremesa CREMOSA

E o nome? Dona de um engenho de cana-de-açúcar em Pernambuco, a família Souza Leão recebeu em suas terras Dom Pedro II e sua esposa Teresa Cristina e fez questão de servir a sobremesa que, posteriormente, ganhou seu nome. Confira o passo a passo deste bolo histórico!

Ingredientes do bolo:

Publicidade
  • 2 e ½ xícara de chá de açúcar cristal branco (460g)
  • 2 xícaras de chá de água (420 ml)
  • 200 gramas de manteiga sem sal (1 xícara)
  • 1 e ½ xícara de leite de coco (320 ml)
  • 8 gemas
  • 5 xícaras de chá de massa puba (500g)
  • 1 xícara de chá de água (210 ml) – para bater no liquidificador
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

Modo de preparo:

Em uma panela, adicione açúcar cristal branco e a água e misture para dissolver o açúcar. Leve para o fogo alto e, sem mexer, deixe cozinhar por 12 minutos, de preferência numa panela grossa. Desligue o fogo e despeje na panela um tablete de manteiga de 200g. Reserve.

Em uma vasilha, coloque o leite de coco e as oito gemas peneiradas — Isamara usou de gemas de ovos caipiras. Misture. Agora, acrescente a massa de farinha de mandioca puba. Misture novamente. Despeje a calda já mais fria na massa e misture com uma espátula até atingir uma massa homogênea.

Publicidade

Despeje metade da massa no liquidificador com 1/2 xícara de água. Bata por 30 segundo e peneire. Repita o mesmo processo com a outra metade da massa. Se quiser, adicione a baunilha e mexa. Transfira a massa para uma assadeira untada com manteiga e açúcar cristal e posicione essa assadeira para bolo dentro de uma assadeira maior. Cubra o fundo da assadeira maior com dois dedos de água fervente e um pouco de vinagre. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 1 hora e 20 minutos. Desenforme quente.

Assista ao vídeo para mais informações:

+++ Vai um doce aí? Aprenda a fazer um SONHO DE PADARIA muito fácil, rápido e delicioso

Publicidade