Publicidade

Vinícola milenar! Prensas de vinho que datam mais de 2.700 anos são encontradas por arqueólogos no Iraque

Os pesquisadores fazem parte de um coletivo entre italianos e iraquianos que, juntos, buscam encontrar escavações milenares na região

Vinícola milenar! Prensas de vinho que datam mais de 2.700 anos são encontradas por arqueólogos no Iraque – Reprodução / AFP

Para os fãs de vinho, separamos uma matéria inusitada que irá lhe despertar curiosidade. Quais marcas de vinho você aprecia mais? Sabe como são feitas essas bebidas tão consagradas no mundo inteiro?

Publicidade

Com a uva em mãos, o processo de preparo do vinho começa com a prensa, certo? Impossível não imaginarmos aquela cena clássica de homens em toneis pisando vigorosamente nas frutas para extrair todo o líquido. Agora, expanda sua imaginação e fantasie esse processo sendo feito há 2.700 anos na região do Iraque.

+++ UAU! Museu subaquático de água doce inédito é inaugurado em Bonito, no MS

+++ Onça-parda é avistada pela primeira vez em 80 anos de volta às florestas do Rio de Janeiro

Sim, um grupo de exploradores encontrou um sítio arqueológico no Iraque que data de 700 a.C., aproximadamente, com prensas de vinho milenares. A descoberta foi a público neste último domingo, 24, segundo informações do portal de notícias G1.

Publicidade

Na verdade, os pesquisadores fazem parte de um coletivo entre italianos e iraquianos que, juntos, buscam encontrar escavações milenares na região. Como compartilhou em matéria o portal G1, Daniele Bonacossi, uma das exploradoras, confirmou que o sítio arqueológico com prensas de vinho encontrado apresenta “proporções industriais” em relação à produção da bebiba.

Ao lado das prensas, também foi encontrado um canal de irrigação com nove quilômetros de extensão, decorado com relevos monumentais que representavam deuses com cinco metros de largura e dois metros de altura. Interessante!

Publicidade