Lavagem nasal: quando é indicada e como fazer?
Para lidar com o desconforto de um nariz entupido, principalmente na hora de dormir, especialistas recomendam a lavagem nasal. Conheça mais sobre a técnica
Para lidar com o desconforto de um nariz entupido, principalmente na hora de dormir, especialistas recomendam a lavagem nasal. Conheça mais sobre a técnica
Tempo seco, mudanças bruscas de temperatura… Tudo isso pode causar transtornos no aparelho respiratório e as famosas ‘ites’: rinite, sinusite, e por aí vai. No entanto, para lidar com o desconforto de um nariz entupido, principalmente na hora de dormir, especialistas recomendam a lavagem nasal.
É um procedimento que consiste na introdução de uma solução salina nas vias nasais para desobstruir os seios da face e remover impurezas. É uma técnica recomendada por médicos para aliviar o incômodo causado pela secreção e melhorar a respiração.
Para o otorrinolaringologista Marcel Menon, a lavagem nasal de alto volume, aquela em que a solução entra por uma narina e sai pela outra, é a principal alternativa terapêutica para o tratamento de rinite e rinosinusite. Pode ser feito com a utilização de uma seringa ou com um aparelho específico. É, portanto, indicada para todos os pacientes. “Esse procedimento tem como objetivo fluidificar e hidratar o muco nasal, permitindo uma depuração mais eficiente das impurezas e secreções, que são características da sinusite”, explica.
Ele explica que esse método não só facilita a remoção das impurezas e secreções acumuladas no nariz, como também ajuda a eliminar as crostas que podem se formar. “Em particular, no caso das rinosinusites, a lavagem nasal é uma excelente alternativa para auxiliar no tratamento e controle dos sintomas dos pacientes”.
No entanto, o médico afirma que “o controle dos fatores predisponentes é fundamental, especialmente no caso da rinite alérgica. Isso inclui evitar a exposição aos alérgenos e aos fatores que desencadeiam a condição”.
Ver essa foto no Instagram
É importante ter alguns cuidados ao fazer a lavagem nasal em bebês, como por exemplo, não forçar caso ele esteja muito irritado. É preciso atenção com o manuseio da seringa, para não machucar as mucosas.