Médico explica tratamento de Netinho: ‘Controle rigoroso’
O cantor, que foi diagnosticado com câncer no sistema linfático em fevereiro, passará por seis sessões de quimioterapia

O cantor, que foi diagnosticado com câncer no sistema linfático em fevereiro, passará por seis sessões de quimioterapia
O cantor Ernesto de Souza Andrade Júnior, mais conhecido como Netinho, foi diagnosticado com câncer no sistema linfático em fevereiro, e, recentemente, iniciou seu tratamento. Essa doença, que afeta parte do sistema imunológico, com os métodos adequados, apresenta a possibilidade de cura em mais de 50% dos casos. No entanto, por enfraquecer os componentes que protegem o corpo, o procedimento de recuperação demanda certos cuidados. Entenda:
Em entrevista para a CARAS Brasil, o médico oncologista, Jorge Abissamra, se aprofundou no caso de Netinho e explicou como funciona a quimioterapia. “Cada ciclo costuma acontecer em intervalos específicos, geralmente, a cada duas ou três semanas, dependendo do tipo de linfoma e da resposta do paciente. A ideia é atacar as células cancerígenas de forma sistemática, permitindo também que o corpo tenha tempo de se recuperar entre as consultas”, detalhou.
Além disso, de acordo com o especialista, esse tratamento, que contará com seis sessões ao todo, exige atenção e uma série de modificações na rotina. Isso porque o processo pode ocasionar a imunossupressão, caracterizada pela redução da eficiência do sistema imunológico.
“Por isso, o cuidado é redobrado: controle rigoroso de infecções, ambiente limpo, alimentação equilibrada, hidratação e, muitas vezes, uso de medicamentos para fortalecer a imunidade ou tratar infecções oportunistas. Em alguns casos, profissionais indicam até mesmo a suspensão temporária de contatos sociais”, pontuou.
Desde a descoberta da doença, após uma internação no Hospital Aliança, em Salvador, no dia 25 de fevereiro, Netinho tem atualizado seus fãs através das redes sociais. Na última quarta-feira (30), o cantor publicou um vídeo no Instagram, comentando sobre a terceira sessão de quimioterapia. “Tudo indo muito bem, porque Deus assim quer”, disse. Ademais, no início de abril, o artista informou que, além do tratamento, passará por um transplante de medula óssea. “Sem doador, um transplante de mim mesmo. Tudo está dando certo”, contou.
Ver essa foto no Instagram