Meditando em pé: desbloqueie o Ki estagnado com a meditação Ritsu Zen
Saiba como potencializar sua meditação com esta técnica em pé que promete liberar o Ki

Saiba como potencializar sua meditação com esta técnica em pé que promete liberar o Ki
Você sabia que é possível meditar em pé, utilizando uma das várias técnicas de meditação ensinadas milênios atrás.
A meditação Ritsu Zen é uma delas. Também conhecida pelo nome zhan-zhuang, a palavra Zhan significa “ficar de pé”, enquanto zhuang, quer dizer “poste de madeira”.
Esta técnica meditativa é uma poderosa ferramente para aumentar a energia vital e baseia-se em uma espécie de exercícios em posições estáticas em pé. Além de melhorar a energia e a postura, esta prática desbloqueia o Ki estagnado.
O que é Ki?
Praticantes das filosofias antigas chineses descrevem o Ki como uma força vital que precisa necessariamente estar desimpedida de fluir para que o corpo funcione com saúde.
O conceito é um princípio fundamental da medicina tradicional e das artes marciais chinesas e traduz o Ki como o fluxo de “energia metafísica que permeia e sustenta os seres vivos“.
+++ Você já ouviu falar no yoga Vinyasa Flow? Especialista explica 5 benefícios sobre o estilo
Como fazer a meditação Ritsu Zen
Esta técnica meditativa pode durar de 10 a 30 minutos, ou mais, se o indivíduo desejar continuar.
Para praticá-la você deve se posicionar em posição vertical e separar os pés da largura dos ombros. Dobre um pouco os joelhos e solte os braços enquanto mantém a cabela ereta.
Feche os olhos, mantenha a boca aberta, mas respire pelo nariz enquanto tranquiliza sua mente e corpo.
Lentamente, levante os braços até o nível dos ombros, dobrando-os, como se estivesse abraçando um grande balão achatado.
As palmas das mãos devem estar viradas para você e afastadas cerca de trinta centímetros ou um pouco mais. Deixe os cotovelos ligeiramente caídos e apontando para fora.
Enquanto pratica a meditação medite no cheiro do ambiente, no silêncio ou nos sons da natureza. Se estiver em um local muito barulhento tente imaginar que você está submerso na água e tente relaxar.
Embora esta posição pareça cansativa, evite colocar força demais nos braços.