Mulher norte-americana é a primeira a receber coração totalmente artificial em procedimento inédito
Em procedimento inédito, uma paciente com insuficiência cardíaca faz um transplante de coração artificial

Em procedimento inédito, uma paciente com insuficiência cardíaca faz um transplante de coração artificial
Os EUA realizaram um procedimento inédito em uma paciente com insuficiência cardíaca. A mulher de 57 anos recebeu um coração totalmente artificial criado por uma startup francesa.
Esta é a primeira vez que o procedimento é realizado em uma paciente mulher. O mesmo dispositivo já foi transplantado com sucesso em homens, mas devido ao tamanho do coração artificial, mulheres podem ter mais dificuldade de receber o implante.
+++ Jovem que teve 80% do corpo queimado é a 1ª pessoa a receber transplante de face e mãos no mundo
Três pessoas, contando com a mulher, já receberam o dispositivo nos EUA, até o momento. Na Europa, já são vinte pacientes homens que têm o coração artificial.
Médicos da Universidade de Louisville e do Hospital Judaico de Louisville, nos Estados Unidos, realizaram o procedimento para testar a eficiência e segurança do dispositivo em mulheres.
“O coração artificial Aeson é compacto o suficiente para caber dentro cavidades torácicas menores, mais frequentemente encontradas em mulheres, o que dá esperança a uma maior variedade de homens e mulheres”, disse o cirurgião cardíaco Mark S. Slaughter da Universidade de Louisville em comunicado.
O sucesso da cirurgia foi comemorado pelo CEO da Carmat (startup francesa que produziu o dispisitivo), Stéphane Piat, em comunicado: “Essa conquista confirma que as limitações de tamanho para adultos são mínimas, o que nos deixa muito confiantes no potencial da Aeson para se tornar a terapia de escolha para uma ampla população de pacientes”.