Publicidade
Saiba quais benefícios a jardinagem pode oferecer – PxHere

Além de garantir um jardim lindo, florido e repleto de amor, a jardinagem é uma prática que pode oferecer muitos benefícios ao nosso corpo.

Publicidade

Apesar de parecer simples, já foi comprovado que mexer com flores e plantas pode atuar no combate à depressão, ansiedade, melhorar a atenção e até mesmo aumentar os níveis de Vitamina D no organismo (para quem costuma plantar em espaços abertos e ensolarados).

E tudo isso foi comprovado pela ciência!

Um estudo concluiu que, além de combater transtornos psicológicos, a jardinagem é capaz de aumentar, ou até mesmo trazer de volta, aquela satisfação pela vida.

MÉTODO TERAPÊUTICO

Publicidade

Foi analisado em pessoas que participaram de grupos de pesquisa sobre o assunto, que aquelas que usaram a jardinagem como um método terapêutico tiveram inúmeros benefícios, como foco, concentração e redução nos sintomas de ansiedade e depressão.

Eles mostraram que mesmo exercícios de curta duração (algumas horas) nos jardins podem fornecer uma influência benéfica instantânea na saúde. Alguns exemplos constatados foram reduções nos sintomas de depressão e ansiedade, embora não se saiba, até o momento, por quanto tempo os resultados positivos ficam no corpo após a jardinagem.

Ver florescer uma planta que você cuidou, traz um sentimento de alegria que muitas outras atividades não proporcionam ao cérebro.

Publicidade

BACTÉRIA NA TERRA FUNCIONA COMO ANTIDEPRESSIVO

Além da satisfação por obter um belo jardim, um dos motivos que pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, descobriram para todos esses benefícios no organismo, foi a presença de uma bactéria na terra e no húmus. De acordo com eles, ela atua na saúde mental, atuando como antidepressivo, além de diminuir alergias, dores e náuseas.

COMO INCLUIR A JARDINAGEM NA ROTINA?

Publicidade

Não é difícil começar a mexer com as plantinhas! Seu ponto de partida pode ser um vasinho de majericão, hortelã ou alecrim, que tal?

As suculentas e algumas espécies ornamentais, como a espada-de-são-jorge ou o singônio, também são boas opções, porque não requerem muitos cuidados e se adaptam facilmente.

Publicidade