Papa Francisco canoniza 10 novos santos, inclusive a primeira do Uruguai
“Estes santos fomentaram o crescimento social e espiritual”; nesse final de semana, o Papa Francisco proclamou 10 novos santos da Igreja

“Estes santos fomentaram o crescimento social e espiritual”; nesse final de semana, o Papa Francisco proclamou 10 novos santos da Igreja
Na celebração desse domingo, 15 de maio, que reuniu milhares de pessoas no Vaticano, o Papa Francisco canonizou 10 novos santos. A primeira santa da história do Uruguai, a religiosa ítalo-uruguaia Francisca Rubatto, está inclusa. Durante a missa, o Pontifique permaneceu sentado devido às dores no joelho.
A cerimônia de canonização foi a primeira nos últimos três anos (devido à pandemia). Além da santa Francisca Rubatto, o Papa declarou outros nove santos, incluindo o jornalista holandês Titus Brandsma, executado no campo de extermínio nazista de Dachau, em 1942, e Lázaro, um mártir indiano do século XVIII.
“Estes santos fomentaram o crescimento social e espiritual, enquanto tristemente aumentam as tensões, as guerras e as distâncias no mundo. Que os novos santos inspirem o diálogo e especialmente o coração e a mente dos que têm postos de responsabilidade e são chamados a serem protagonistas da paz e não da guerra”, disse o religioso, no final da celebração. Essa foi uma das canonizações mais numerosas da história.
+++ “Há uma necessidade profunda de uma vida marcada pela dignidade”; diz Papa Francisco
Nesse final de semana, além da celebração de canonização, o Papa Francisco recebeu uma visita de bispos brasileiros e ainda ganhou uma escultura de São José, padroeiro do Ceará, feita por um artista cearense. A imagem foi entregue pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. A escultura do santo foi feita pelo artista Glailton de Sousa, que fez a imagem de 38 centímetros em madeira de cedro.