Publicidade

Durma bem! Uma noite de sono ruim é tão prejudicial à saúde quanto fumar

Uma boa noite de sono é superimportante para a sua saúde! O recomendado, para um adulto, é de 7 a 9 horas de sono por dia

Durma bem! Uma noite de sono ruim é tão prejudicial à saúde quanto fumar
Durma bem! Uma noite de sono ruim é tão prejudicial à saúde quanto fumar – Foto de Craig Adderley no Pexels

Que dormir bem, todos os dias, é essencial para uma boa saúde, acreditamos que você já saiba. Nosso corpo sempre pede aquele ‘arrego’ quando não temos uma boa noite de sono. Mas você também sabia que dormir mal é tão ruim quanto fumar? Essa informação forte, mas verdadeira, foi divulgada pela Associação Americana do Coração (AHA) e publicada na revista Circulation.

Publicidade

Ter uma boa noite de sono pode mudar sua saúde!

Essa publicação da AHA foi uma atualização do Life’s Simple 7, criado em 2010, que reúne um conjunto de informações que ajuda a avaliar comportamentos que podem ser prejudiciais à saúde: tabagismo, alimentação, atividade física, nível de colesterol, nível de glicose no sangue, índice de massa corpórea (IMC), pressão arterial.

Então, atualizado, passou a se chamar Life’s Essential 8 ao adicionar a qualidade do sono nessa lista de fatores fundamentais para a saúde. Os estudiosos explicam que 80% das doenças cardiovasculares são evitáveis, já que estão diretamente ligadas ao estilo de vida.

A exposição ao fumo passivo e ao vapor gerado pelo cigarro eletrônico passaram a ser considerados como fator de risco (e não apenas o tabagismo); o colesterol ruim e a hemoglobina, que deverá ser medida como parte da avaliação do nível de glicose no sangue, também estão inclusos nessa atualização.

O documento também elencou os principais benefícios de ter uma boa noite de sono. São eles: fortalecimento do sistema imune, reparo e cura de células, tecidos e vasos sanguíneos, melhora da energia e do humor, aumento da função cerebral e menor risco de doenças crônicas.

Publicidade

Mas, não se esqueça! Dormir bem é apenas uma das várias pequenas atitudes que precisamos ter para ter uma boa qualidade de vida. A AHA ressaltou que precisamos ter uma boa dieta, praticar atividades físicas, ter baixa exposição à nicotina, ter o peso ideal de acordo com nossa altura, ter um bom colesterol, ter pouco açúcar no sangue e uma boa pressão sanguínea.