Publicidade

Máscara deixa de ser obrigatória em aeroportos brasileiros

Determinação da Anvisa de retirar a obrigatoriedade do uso do objeto de proteção abrange todos os aeroportos brasileiros

Máscara deixa de ser obrigatória em aeroportos brasileiros
Máscara deixa de ser obrigatória em aeroportos brasileiros – Foto de Anna Shvets no Pexels

Nessa quarta-feira, 17 de agosto, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tomou mais uma atitude relacionada às restrições causadas pela pandemia da Covid-19: a partir dessa data, não há mais obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos brasileiros. Segundo a Agência, a decisão foi tomada porque dados do Ministério da Saúde demonstram um controle da doença no país.

Publicidade

Máscaras deixam de ser obrigatórias em aeroportos brasileiros

Apesar de não ser mais obrigatório, o uso segue sendo recomendado nesses ambientes (e nos outros lugares fechados). A obrigatoriedade estava mantida desde março de 2020, quando a pandemia começou no Brasil. “Diante do atual cenário, o uso de máscaras, adotado até então como medida de saúde coletiva, é convertido em medida de proteção individual”, disse a Anvisa, em um documento divulgado.

De acordo com o G1, o relator, Alex Machado Campos e os diretores Daniel Pereira, Rômison Rodrigues Mota, Meiruze Sousa Freitas e Antônio Barra Torres foram unânimes ao votarem pela retirada da obrigatoriedade.

Para justificar a nova decisão, a agência disse que o cenário epidemiológico atual permite que algumas medidas sanitárias sejam atualizadas (como o uso obrigatório das máscaras). Porém, reforçou que o uso de máscaras faciais e o distanciamento físico são medidas efetivas de mitigação do risco de transmissão da doença e continuarão a ser recomendadas.

Algumas medidas ainda são mantidas: disponibilização de álcool em gel em aeroportos e aeronaves, procedimentos de limpeza e desinfecção, sistemas de climatização, desembarque por fileiras e avisos sonoros com adaptações, recomendando o uso de máscaras, especialmente por pessoas vulneráveis.

Publicidade