Na Umbanda, cada Orixá é o regente de um dia da semana, que irradiam suas energias e influências sobre a vida. Na quarta-feira, a energia dominante é de uma das mais temidas e reverenciadas divindades: Iansã, também conhecida como Oyá. Ao lado de Xangô, ela compartilha a regência deste dia, trazendo a força da mudança, da paixão e da justiça.
Iansã é uma Orixá feminina de temperamento impetuoso e vibrante. Associada aos ventos, raios e tempestades, ela personifica a força da natureza em seu aspecto mais dinâmico e transformador. É a senhora do movimento, da renovação e da paixão.
Características
Seus filhos e filhas são conhecidos por serem pessoas audaciosas, independentes e com uma energia contagiante. São guerreiros natos, que não fogem à luta e defendem com fervor seus ideais e aqueles que amam. Assim, possuem um forte senso de justiça.
O praticante da espiritualidade universalista Leonardo Almeida, do Espaço Ilumina, afirma ao site O Dia que eles “podem ser reconhecidos pela personalidade forte. São pessoas que se destacam, falam o que pensam, não tem medo de se mostrar ou aparecer na frente da pessoas. É importante ressaltar que a confirmação do orixá de cada pessoa se dá a partir do jogo de búzios.”
A cor de Iansã varia entre o vermelho, branco e rosa, e seus símbolos incluem a espada, o irukerê (espécie de chicote feito com rabo de cavalo ou búfalo) e a borboleta, que simboliza a transformação e a leveza após a tempestade. Cultuada em 4 de dezembro, em sincretismo com Santa Bárbara, Iansã é a divindade que nos impulsiona a enfrentar desafios, a cortar com o que não serve mais e a abraçar as mudanças necessárias para o crescimento. Portanto, para se conectar com sua energia nesta quarta-feira, a fé e a intenção são primordiais. Uma oração sincera pode abrir os caminhos para a sua proteção e axé.
Oração a Iansã (Oyá)
“Ó gloriosa Mãe Guerreira, dona das tempestades, Protegei-me eu e minha família contra os maus espíritos, Para que eles não tenham forças de atrapalhar minha caminhada, E que não se apossem da minha luz.
Ajudai-me para que as pessoas mal-intencionadas Não destruam minha paz de espírito. Mãe Iansã, cubra-me com seu manto sagrado, E leve com a força dos seus ventos tudo que não presta para bem longe.
Ajudai-me na união da minha família, para que a inveja Não destrua o amor que há em nossos corações. Mãe Iansã, em vós eu creio, espero e confio! Que Assim seja e Assim será!
Eparrey Oyá!”
Que a força dos ventos de Iansã traga coragem, renovação e vitórias para todos que a buscam com fé neste dia.