Publicidade

7 motivos para não abandonar a prática de exercícios físicos no inverno

Precisando de motivação? Especialistas apontam benefícios dos exercícios físicos para te ajudar a não perder o ânimo durante o inverno

7 motivos para não abandonar a prática de exercícios físicos no inverno
7 motivos para não abandonar a prática de exercícios físicos no inverno – Freepik/@senivpetro

O inverno chegou, as temperaturas caíram e a preguiça bateu. Como manter o ânimo para enfrentar o treino na estação mais fria do ano? Para te estimular a manter a rotina de exercícios mesmo no inverno, convidamos um time de especialistas para listar alguns benefícios dessa prática. Confira:

Publicidade

Reduz o inchaço e a celulite: quando nos exercitamos ocorre um aumento no fluxo sanguíneo, o que faz com que haja maior transporte de oxigênio e nutrientes para os tecidos do organismo. “Como resultado, o sistema linfático passa a trabalhar mais rapidamente, promovendo a eliminação de toxinas do organismo com maior velocidade e diminuindo a retenção de líquido”, diz a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff.

Melhora a saúde capilar: os cabelos também se beneficiam dos exercícios físicos. “O aumento do fluxo sanguíneo proporcionado pelos exercícios e a consequente melhora do aporte de nutrientes e oxigênio para o couro cabeludo cria um ambiente ideal para o crescimento de fios saudáveis”, afirma a Dra. Jaqueline Zmijevski, dermatologista.

Promove ação anti-idade: além da melhora do aporte de nutrientes e oxigênio para a pele, uma série de outros mecanismos estão envolvidos na ação anti-idade proporcionada pelos exercícios físicos. “Através da prática de exercícios, nosso corpo consegue lidar melhor com os radicais livres graças à produção extra de antioxidantes endógenos, assim ajudando a evitar o dano oxidativo e a produção de enzimas que degradam colágeno e favorecem o surgimento de rugas e flacidez”, afirma a Dra. Mônica Aribi, também dermatologista.

Previne doenças metabólicas: você sabia que é comprovado que exercícios físicos podem prevenir uma infinidade de doenças e até reverter casos de diabetes, hipertensão e colesterol alto?

Publicidade

Auxilia na fertilidade: “Um dos grandes benefícios do exercício físico com relação à fertilidade está no melhor controle do peso. A obesidade, além de favorecer o surgimento de doenças que podem causar problemas durante a gestação, tem influência direta sobre a fertilidade. Nos homens, o excesso de gordura corporal prejudica a produção de testosterona”, ressalta o Dr. Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana.

Contribui para o bom funcionamento dos rins: a prática de atividade física é um cuidado importante na prevenção de condições que podem afetar os rins. “Os exercícios exercem um efeito positivo sobre uma série de fatores de risco associados ao surgimento de doença renal crônica, como inflamação crônica, doenças cardiovasculares e diabetes/hipertensão”, explica a médica nefrologista Dra. Caroline Reigada.

Diminui o risco de trombose: o sedentarismo, isto é, a falta de prática de atividades físicas, é um dos principais fatores de risco para o surgimento de trombose.

Publicidade