Publicidade

Além do sono, saiba 7 itens que integram a saúde cardiovascular

A American Heart Association atualizou sua lista com os itens essenciais para a saúde cardiovascular; saiba todos e cuide-se

Além do sono, saiba 7 itens que integram a saúde cardiovascular
Além do sono, saiba 7 itens que integram a saúde cardiovascular – Foto de Pixabay no Pexels

A duração do sono é agora considerada um componente essencial para a saúde ideal do coração e do cérebro. Composta agora por 8 itens, a lista de fatores essenciais para a saúde cardiovascular, da Americana Heart Association, sofreu algumas atualizações em artigo revisado por pares e publicado recentemente na Circulation, principal periódico da Associação.

Publicidade

“Agora chamada Life’s Essential 8™, a nova métrica sugere de 7 a 9 horas diárias de sono para uma saúde cardiovascular ideal para adultos e mais para crianças, dependendo da idade. Importante lembrar que evitar doenças cardiovasculares e ter bons hábitos de vida influencia também no bom funcionamento de diversos órgãos”, explica a médica nefrologista Dra. Caroline Reigada, especialista em Medicina Intensiva.

A médica destaca que a doença cardiovascular é a causa número um de mortes no mundo. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 1 em cada 4 brasileiros tem obesidade. De acordo com dados da Biblioteca Virtual de Saúde, do Ministério da Saúde, o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos.

“Vários estudos de pesquisa nas últimas duas décadas indicam que mais de 80% de todos os eventos cardiovasculares podem ser evitados por estilo de vida saudável e gerenciamento de fatores de risco cardiovascular conhecidos, como controle do peso, da pressão alta e da diabetes”, explica

A nova métrica da duração do sono reflete as últimas descobertas da pesquisa: o sono afeta a saúde geral e as pessoas que têm padrões de sono mais saudáveis gerenciam fatores de saúde como peso, pressão arterial ou risco de diabetes tipo 2 de forma mais eficaz, segundo a médica.

Publicidade

8 itens que integram a saúde cardiovascular:

Dieta (atualizado): no nível populacional, a avaliação dietética é baseada na ingestão diária de elementos do padrão alimentar Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH). “A pontuação da dieta no estilo DASH tem oito componentes: alta ingestão de frutas, vegetais, nozes e legumes, grãos integrais, laticínios com baixo teor de gordura e baixa ingestão de sódio, carnes vermelhas e processadas e bebidas açucaradas”, diz a médica.

Atividade física (sem alterações): a atividade é medida pelo número total de minutos de atividade física moderada ou vigorosa por semana. O nível ideal, segundo ela, é 150 minutos de atividade física moderada ou mais por semana ou 75 minutos por semana de atividade física de intensidade vigorosa para adultos; 420 minutos ou mais por semana para crianças de 6 anos ou mais; e modificações específicas da idade para crianças mais novas.

Exposição à nicotina (atualizado): o uso de sistemas de entrega de nicotina inalada, que inclui cigarros eletrônicos ou dispositivos vaping, é adicionado na lista, pois a métrica anterior monitorava apenas os cigarros combustíveis tradicionais.

Publicidade

Duração do sono (novo): a duração do sono está associada à saúde cardiovascular. “Medido pela média de horas de sono por noite, o nível ideal é de 7 a 9 horas diárias para adultos. Os intervalos de sono diário ideais para crianças são de 10 a 16 horas por 24 horas para crianças de 5 anos ou menos; 9 a 12 horas para idades de 6 a 12 anos; e 8 a 10 horas para idades de 13 a 18 anos”.

Índice de massa corporal (sem alterações): Não é só a dieta que tem relação com a saúde cardiovascular, mas também o índice de massa corporal (IMC), uma métrica imperfeita, mas facilmente calculada e amplamente disponível.

Lipídios do sangue (atualizado): a métrica para lipídios do sangue (colesterol e triglicerídeos) é atualizada para usar o colesterol não HDL como o número preferencial para monitorar, em vez do colesterol total. “HDL é o colesterol ‘bom’. Outras formas de colesterol, quando altas, estão ligadas ao risco de doenças cardiovasculares. Essa mudança é feita porque o colesterol não HDL pode ser medido sem jejum prévio”, diz a dra. Caroline.

Publicidade

Glicemia (atualizada): essa métrica é expandida para incluir a opção de leituras de hemoglobina A1c (glicada) ou níveis de glicose no sangue para pessoas com ou sem diabetes tipo 1 ou tipo 2 ou pré-diabetes.

Pressão arterial (sem alterações): os critérios de pressão arterial permanecem inalterados em relação às diretrizes anteriores que estabeleceram níveis inferiores a 120/80 mm Hg como ideais e hipertensão definida como pressão sistólica de 130-139 mm Hg (o número mais alto em uma leitura) ou pressão diastólica de 80-89 mm Hg (número inferior).

A médica lembra que o Life’s Essential 8™ é um grande passo na capacidade de identificar quando a saúde cardiovascular pode ser preservada e quando está abaixo do ideal. “Devemos somar esforços para melhorar a saúde cardiovascular para todas as pessoas e em todas as fases da vida e esse guia é um bom referencial para isso”, finaliza.

Publicidade