Publicidade

Após nove anos fechado, Museu do Ipiranga reabre suas portas nesta terça-feira, 6

A reinauguração do Museu do Ipiranga, que está prevista para 19h desta terça-feira, 6 de setembro, contará com 800 convidados

Após nove anos, Museu do Ipiranga reabre suas portas nesta terça-feira, 6
Após nove anos, Museu do Ipiranga reabre suas portas nesta terça-feira, 6 – Foto: Hiltonfotografo/Wikimedia Commons

Nesta terça-feira, 6 de setembro, o Museu do Ipiranga, localizado na Vila Monumento, em São Paulo, reabre suas portas – um dia antes do Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro. Fundado em 1885, o local encerrou suas atividades há 9 anos, no dia 3 de agosto de 2013, até então, sem previsão de volta.

Publicidade

Foi em 2017, porém, que realizaram o concurso para definir as métricas do novo projeto do restauro do Museu do Ipiranga. Foram investidos R$ 235 milhões na reforma do prédio antigo, o chamado edifício-monumento, e jardim francês, além da construção de um novo setor, dobrando a área da construção história e cultural.

Museu do Ipiranga reabre suas portas nesta terça-feira, 6

Nesta terça-feira, 6, o Museu do Ipiranga contará com uma programação especial para 800 convidados, prevista para 19h. Ao início da celebração, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) será a responsável por interpretar o hino nacional em frente ao edifício-monumento.

Em seguida, discursarão autoridades envolvidas na restauração do Museu do Ipiranga, como Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da USP, instituição que administra o local, além de Rosaria Onu, diretora do museu. Falarão também patrocinadores da obra e representantes do governo estadual e federal.

O presidente Jair Bolsonaro e o governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, que tentam reeleição, não poderão participar do evento. Em justificativa, o TSE (Tribunal Supremo Eleitoral) proíbe que candidatos políticos compareçam em inauguração de obras públicas no período de três meses antes das eleições.

Publicidade

Após o recebimento de uma placa que marcará definitivamente a reinauguração do Museu do Ipiranga e nova apresentação da Osusp, com obras de, por exemplo, Heitor Villa-Lobos, os convidados poderão passear pelo museu durante coquetel.

Reinauguração do Museu do Ipiranga

Amanhã, dia 7 de setembro, o Museu do Ipiranga abrirá suas portas a partir das 11h para a visitação da família dos operários que participaram das obras durante três anos – a restauração começou, de fato, em 2019, além de estudantes e professores de escolas públicas.

Na quinta-feira, dia 8, o museu passa a receber o público geral. O horário de funcionamento será das 11h00 às 17h00. Os ingressos para os dias 8, 9, 10 e 11, encontrados no site Sympla, já estão esgotados.

Publicidade